Concurso Federal O anúncio do ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), da implantação do projeto de segurança nas fronteiras, com escritório piloto em Foz do Iguaçu, movimentou as entidades ligadas a defesa dos agentes federais. Após a convocação de excedentes do concurso da Polícia Federal (PF), a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou que está finalizando estudo para um novo concurso público da corporação.
Federal II A informação foi antecipada pelo presidente da Fenapef, Luis Boudens, ao site Folha Dirigida. Segundo ele, até o final deste mês, o estudo deve ser concluído e repassado à PF. A intenção é solicitar duas mil vagas para a área de apoio.
Federal III O novo concurso é uma resposta ao atual déficit de servidores da corporação. De acordo com dados da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), são 4.330 cargos vagos.
Federal IV A carreira com maior carência é a de agente, que possui um déficit de 2.425 servidores. O cargo tem remuneração de R$ 4.710,71, com auxílio-alimentação já incluso, segundo dados de janeiro de 2018.
Idoso Por falar em Foz do Iguaçu, a cidade será a sede, de 7 a 10 de maio, da 9ª edição do Congresso do Idoso promovida pelo Sesc-PR. São esperados mais de 300 participantes dos grupos de trabalhos com idosos de 22 cidades paranaenses.
Idoso II Serão realizadas oficinas, palestras, apresentações artísticas e atividades de integração. o evento este ano terá como tema “Tradições regionais do Sul do Brasil”.
Capanema O município, em parceria com Agência do Trabalhador, Sindicato Rural e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), oferece uma bateria de cursos direcionados ao desenvolvimento do setor turístico.
Capanema II Os treinamentos oferecidos são gratuitos e com vaga limitada. O Curso Inicial, Turismo Rural e Oportunidades de Negócios, começa no dia 22 de maio. Inscrições na Agência do Trabalhador de Capanema.
Em alta Apesar de a imagem da maioria dos brasileiros sobre deputados e senadores não ser positiva, a aprovação à atuação do Congresso Nacional aumentou e atingiu neste ano um quinto da população (22%), segundo pesquisa Datafolha. É o maior patamar já aferido em início de legislatura pelo instituto (que fez pesquisas semelhantes em 2007 e 2015).
Ronildo Pimentel
Editor