Publicitário Duda Mendonça morre em São Paulo aos 77 anos

WhatsApp
Facebook
O publicitário Duda Mendonça, que morreu aos 77 anos, em foto de 2007 — Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo/Arquivo

Com longa carreira no meio da publicidade, Duda foi um dos marqueteiros políticos mais importantes da história do Brasil. Ele ficou famoso principalmente pela campanha vitoriosa de Lula em 2002, criando na ocasião o slogan “Lulinha, Paz e Amor”.

Ele começou sua carreira em 1975, ao abrir a agência de publicidade DM9 em Salvador, e estreou no marketing político 10 anos depois quando trabalhou na campanha de Mário Kertész para a prefeitura da capital baiana.

O ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT) estava hospitalizado para tratar um câncer no cérebro e fazia quimioterapia. Em junho, ele foi diagnosticado com a Covid-19, teve o quadro de saúde agravado e precisou ser intubado. O corpo de Duda será cremado, e os detalhes sobre o local estão sendo definidos pelos familiares.

Entre as campanhas que liderou, se destacam a de Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992, e a de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência em 2002. Na Europa, Duda também ajudou a eleger o ex-primeiro-ministro lusitano Pedro Santana Lopes.

José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, o Duda, nasceu em 10 de agosto de 1944, em Salvador. A trajetória profissional de quase 50 anos começou a ganhar forma ainda em 1975, quando ele criou a agência DM9 Propaganda.

A partir da aproximação com vários políticos, Duda Mendonça também se envolveu em escândalos de corrupção. Em 2005, o nome dele apareceu no Mensalão, onde virou réu no Supremo Tribunal Federal (STF) junto com outras 37 pessoas e foi acusado de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Já em 2016, o marqueteiro passou a ser investigado na Operação Lava Jato e virou réu no STF novamente, pelos mesmos crimes que respondeu no Mensalão.

Veja mai em G1 Globo

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *