O Exército iniciou uma nova operação de repressão aos crimes de fronteira em Foz do Iguaçu e região. O patrulhamento foi intensificado com o objetivo de combater o descaminho, contrabando e tráfico de drogas e armas.
O trabalho é comandado pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE), com o apoio de órgãos de segurança federais, estaduais e municipais. Uma equipe do 20° Batalhão de Infantaria Blindado (20° BIB), com sede em Curitiba, está em Foz desde o último sábado (14), auxiliando nas fiscalizações.
De acordo com o tenente-coronel de infantaria, Israel Demogalski, os militares estão envolvidos em ações repressivas com postos de bloqueio em estradas rurais e urbanas, e com patrulhamentos fluviais.
Os principais pontos de concentração são a aduana da Ponte Internacional da Amizade e o posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-277. Nestes locais as equipes auxiliam na abordagem de pessoas e veículos em busca de ilícitos. Várias apreensões já ocorreram nos últimos três dias.
Passagem de comando 15ª Brigada
A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel, passou por troca de comando na manhã de ontem (17). O general Cláudio Henrique da Silva Plácido passou o posto para o general Marcos Américo Vieira Pessôa.
A Cerimônia ocorreu na sede do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com restrição de convidados por conta das medidas de prevenção à Covid-19. O comandante da 5ª Divisão de Exército, general Fábio Benvenutti Castro, presidiu a cerimônia.
A 15ª Bda Inf Mec é uma das seis Brigadas Estratégicas do Exército Brasileiro. No Oeste, a unidade é responsável pelo comando de grandes ações, como a Operação Ágata/Fronteira Sul.
As informações são de GDia