Retomada econômica: Ney Patrício propõe redução de ITBI em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício

Com intuito de socorrer os setores mais impactados pela crise econômica, causada pela pandemia, o presidente da Câmara Municipal Ney Patrício (PSD), propôs a redução temporária da alíquota do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI até dia 20 de dezembro de 2021, conciliando com prazo do Refis.

A indicação 1691, de 26 de julho deste ano, pede que a prefeitura faça um estudo de viabilidade técnica, operacional e jurídica para elaboração de projeto de lei complementar, que traga em seu bojo a redução provisória e temporária da alíquota.

De acordo com o vereador, a medida visa atender princípios de igualdade, equidade e justiça social, dando o mesmo benefício fiscal elencado no Refis de 2021.“ A proposta é um incentivo para regularização dos imóveis dos contribuintes, o que por consequência acaba gerando crescimento da arrecadação municipal de impostos relacionados, a exemplo do IPTU. O município de Cascavel (Paraná) já adotou a medida de redução da alíquota do ITBI, de forma temporária, em 50%, como forma de aquecer o mercado imobiliário, visando a retomada econômica”, afirmou o vereador.

Em relação à matéria, já houve inclusive posicionamento do Congresso Nacional por meio da Emenda 106/2020, que instituiu o regime extraordinário, financeiro e de contratações para enfrentamento de calamidade pública nacional decorrente da pandemia. A indicação foi encaminhada ao Prefeito Chico Brasileiro (PSD) para tomada de providências.

Proposta de redução progressiva

Redução de 75% da alíquota (0,5%) para imóveis no valor venal até 500 mil; Redução de 50% da alíquota (01%) para imóveis no valor venal de R$500 mil até R$ 1,5 milhão; Redução de 25% da alíquota (1,5%) para imóveis no valor venal a partir de 1,5 milhão.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *