Foz do Iguaçu é uma cidade de poucas obras de arte e monumentos de apreciação pública, sejam eles históricos ou contemporâneos.
Contudo, salta à vista os mosaicos do canteiro central da Av. Schimmelpfeng, recheados com seus fragmentos de azulejos ressignificados.
Uma obra de arte admirável
Além da beleza, eles são uma homenagem a nossa fauna com imagens de onças, dourados, quatis, borboletas, papagaios, entre outros.
A obra resgata também valores como a união que existe entre os três países vizinhos, que é simbolizado pelo Marco das Três Fronteiras.
Já o canteiro em frente a Igreja Matriz, destaca os símbolos cristãos como o peixe, o rosário e a grafia antiga do nome de Jesus (JHS).
Ao todo, 29 canteiros receberam os mosaicos, feitos por mãos de iguaçuenses que cumprem serviços comunitários pela Justiça Federal.
A iniciativa foi da Sra. Rosa Maria Jeronymo, com o apoio técnico do Sr. Sebastião Gaspar e da Sra. Morgana Gaspar, a grande executora.
Uma feliz parceria da Secretaria de Assistência Social com a Secretaria do Meio Ambiente e o Patronato Penitenciário Municipal.
Além de nos presentear com uma obra de arte, os “apenados” ganharam uma nova profissão, com a ajuda de competentes artesões locais.
Que iniciativa bacana, Parabéns!!
- Marcos Kidricki Iwamoto é Auditor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)