Foz do Iguaçu terá novo modelo de gestão da frota de veículos oficiais

WhatsApp
Facebook

Com mais de 550 veículos, medida busca otimizar a utilização dos carros na administração municipal

A Prefeitura de Foz do Iguaçu vai implantar um novo modelo de gestão digital da frota oficial, composta atualmente por mais de 550 veículos. A medida tem como objetivo intensificar o controle dos carros, motocicletas, maquinários e caminhões utilizados pelos servidores municipais.

Na manhã desta quarta-feira (02), os secretários municipais da Transparência e Governança, José Elias Castro Gomes, e de Obras, Cézar Furlan, visitaram os pátios de veículos do Município. Foram discutidos cronogramas prévios para leiloar veículos que demandam muitas manutenções, os que não estão sendo utilizados ou ainda estão classificados como inservíveis.

A implantação de um sistema digital de gerenciamento da frota também foi debatida. A proposta da ferramenta é acompanhar em tempo real os deslocamentos dos veículos através do Sistema de Posicionamento Global (GPS), além das manutenções realizadas e programadas, e a aferição com precisão da média de consumo de combustível.

O secretário de Obras destacou a iniciativa de aperfeiçoar o uso dos veículos. “Temos uma frota muito grande. Embora já façamos um controle rigoroso em relação a abastecimentos, deslocamentos e de quem dirige os carros, a implantação de um sistema digital que agruparia todas as informações e que pudessem ser acessadas em tempo real pela internet seria de grande importância para a gestão”, disse Furlan.

Recentemente, pela primeira vez na história, a Prefeitura de Foz passou a contar com um caminhão comboio modular pressurizado de lubrificação e abastecimento para fazer a manutenção da frota. O equipamento conta medidores volumétricos digitais que permite maior transparência na distribuição de óleos lubrificantes e diesel das máquinas que atuam nas obras em andamento na cidade.

“Esta ação fará que o Município tenha uma economia de R$ 500 mil por ano. Por determinação do prefeito, iniciamos um estudo sobre a real necessidade de cada veículo e aqueles que estiverem subutilizados ou dando muitas despesas serão leilados, a fim de otimizar os recursos públicos”, afirmou o secretário municipal da Transparência e Governança.

Austeridade e eficiência

“Trabalhamos para que Foz seja uma cidade modelo em todos os aspectos. Desde 2017, estamos atuando com austeridade e eficiência na gestão dos recursos públicos. Num passado recente, o município tinha nota vermelha no Tesouro Nacional e não podia receber convênios e nem fazer operações de créditos”, comentou o prefeito Chico Brasileiro. “Hoje a situação é diferente, temos a nota verde e estamos aptos a receber qualquer tipo de recursos. Isto é reflexo de um trabalho sério, transparente e eficiente conduzido por muitas mãos”, complementou.

As aprovações das contas do Município pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) é outro fator que confirma a austeridade da atual gestão de Foz do Iguaçu no cumprimento dos princípios da administração pública em sua totalidade.

Frota

A frota oficial da Prefeitura de Foz do Iguaçu é composta por 550 veículos entre automóveis, utilitários, ônibus, motocicletas, caminhões, maquinários agrícolas e máquinas pesadas utilizados pela Usina Municipal de Asfalto. Por mês, são gastos aproximadamente 25 mil litros de combustível.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *