Os profissionais deverão analisar os conteúdos enviados de acordo com as exigências de cada edital publicado. As inscrições são feitas pela plataforma SicCultura
A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu abriu inscrições para o credenciamento de interessados em prestar serviços de análise, avaliação e emissão de pareceres técnicos sobre projetos culturais de editais publicados pela autarquia. O cadastro deve ser feito pelo site https://www.sic.cultura.pr.gov.br/, até o dia 12 de outubro.
Os pareceristas irão atuar na avaliação dos conteúdos, conforme os critérios e parâmetros estabelecidos no edital específico, pontuando e justificando cada projeto, com emissão de parecer técnico, parecer final, análise dos recursos existentes e emissão dos pareceres dos recursos.
As inscrições estão abertas a pessoas físicas ou jurídicas – com registro de produtores culturais, artistas independentes, participantes de grupos, companhias, mestres populares, professores de cursos artísticos e/ou culturais, pessoas com formação na área ou segmento cultural e gestores culturais.
Segundo o edital, entre as exigências para o cargo estão: no mínimo, cinco anos de experiência na área cultural; comprovar participação na análise de projetos de no mínimo dois editais na área cultural; ter concluído o ensino fundamental; ter no mínimo 18 anos e ser residente no Brasil.
Áreas de credenciamento
Os candidatos poderão escolher até três áreas de atuação, que estão divididas entre Agroecologia; Arte de Rua; Artes Visuais, Gráficas e Moda; Artesanato e Artes Aplicadas; Audiovisual; Capoeira; Cultura Afro; Cultura LGBTQIA+; Cultura Popular, Povos Tradicionais e Mestres da Cultura; Circo; Gastronomia; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Patrimônio Cultural e Memória; Produtor Cultural e Teatro.
Serão credenciados os candidatos que atingirem, no mínimo, 40 pontos na soma das médias da análise de competências. As contratações serão feitas conforme a necessidade da Fundação Cultural, por meio de sorteio dos nomes selecionados. A publicação final com os escolhidos será feita no dia 3 de novembro.
“Temos a intenção de ampliar o número de parceiros em nossa equipe. Com mais pareceristas, também vamos poder ampliar a oferta de editais aos artistas interessados, que terão mais celeridade na escolha e avaliação técnica”, afirmou o diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.
O edital completo, com outras exigências, documentação e exemplificação dos métodos de contratação, podem ser conferidos no site da Fundação Cultural ou por meio do link: https://culturafoz.pmfi.pr.gov.br/publicacao-668.