Vereadora Yasmin reivindica saneamento básico em 100% da cidade de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Vereadora Yasmin Hachem na tribuna da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

A vereadora Yasmin Hachem apresentou nesta quinta-feira (16) um requerimento que solicita da Gerência Regional da SANEPAR de Foz do Iguaçu, informações relacionadas ao saneamento básico no município, especificando quais regiões não possuem este saneamento; se tem algum cronograma para chegar a 100% da cidade com saneamento; e por fim, se existe uma previsão de instalação de rede de esgoto na Rua Manoel Bandeira, antiga Vila Brasília, no Bairro América.

“Não se pode esquecer que saneamento, é o conjunto de medidas que visam preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do cidadão”, observou Yasmin.

Mesmo sendo um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº 11.445/2007, informações colhidas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram que em 2016 houve 166,8 internações hospitalares por 100 mil habitantes no Brasil, devido às doenças relacionadas à falta de saneamento.

Atualmente, Foz do Iguaçu fornece cerca de 100% de rede de água para a população urbana e o índice de esgoto chega perto dos 80%. Por todas as informações trazidas e o grande risco que a falta de saneamento pode trazer a população, a vereadora busca a obtenção de respostas, para que sejam feitos estudos de aprimoramento deste recurso, e que alcance toda a cidade.

(Yasmin Hachem) Yasmin Hachem solicita da Gerência Regional da SANEPAR de Foz, informações relacionadas ao saneamento básico

Ney Patrício questiona SANEPAR sobre obras e recomposição de asfalto

O Presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, vereador Ney Patrício, apresentou na sessão ordinária desta quinta-feira (16) um requerimento que solicita da Gerência Regional da SANEPAR em Foz do Iguaçu, informações sobre as intervenções na malha viária do município. Pediu que seja esclarecido de quem é a competência, procedimentos e responsabilidade das manutenções inerente aos cortes na malha asfáltica e sua recomposição após as intervenções.

Segundo Ney Patrício, o saneamento básico e o acesso a água são fundamentais para a saúde, educação e o meio ambiente, tornando-se imprescindível para nosso desenvolvimento natural e socioeconômico.

Por isso, o objetivo da proposição é o de responder aos questionamentos para a modernização e maximização destes sistemas. Para ele, se bem executados, beneficiam a sociedade como um todo, em qualquer lugar do mundo.

Vereador Maninho estuda impacto financeiro viabilizar hortas comunitárias

O vereador Valdir de Souza (Maninho) requereu do Prefeito Municipal, informações sobre o impacto financeiro referente à criação de uma horta comunitária, incluindo poço artesiano, lugar para guardar as ferramentas, sementes para plantação e local para a limpeza das hortaliças. O requerimento buscar informações para viabilizar o Projeto de Lei nº 24/2021, de autoria do vereador, que prevê a instalação destas hortas

Obras de recapeamento asfáltico

O vereador Valdir de Souza (Maninho) também apresentou na Câmara de Foz do Iguaçu um requerimento, solicitando informações sobre o cronograma/previsão de obras de recapeamento asfáltico de algumas vias do município.

No Bairro Três Lagoas, as ruas são: Campo Mourão, Alfredo Vale de Oliveira e Travessa Itabira. No Bairro Maracanã, as ruas Gilberto Rolon e Xavier da Silva. No Bairro Lote Grande, as ruas Harry Shinke, Alagoinhas e Avenida Gramado. Por fim, a Rua Jorge Nassar, no Bairro Panorama, Rua Rio Claro, no Bairro Lancaster, Rua Paranapanema, no Bairro Campos do Iguaçu e a Avenida Costa e Silva.

Alex Meyer pede área de lazer para famílias do Condomínio Grande Lago

O vereador Alex Meyer apresentou um requerimento em que solicita da prefeitura de Foz do Iguaçu informações sobre o mapeamento da área que compreende o Condomínio Grande Lago, especificando a propriedade desocupada que fica anexa ao condomínio. O pedido do vereador se dá em virtude dos inúmeros questionamentos que tem recebido da população, a respeito dessa área que não está sendo ocupada.

Alex Meyer afirmou que o espaço é relativamente grande, e poderia ser utilizado para a construção de um espaço de lazer, diante no grande número de crianças e adolescentes que residem no local. Com a demanda e a falta de espaços públicos para a prática de atividades recreativas e esportivas dessa juventude, Alex solicita uma resposta e solução para a situação apresentada. O requerimento foi aprovado na sessão do último dia 14 de setembro. A prefeitura tem prazo de até 30 dias para enviar a reposta ao Poder Legislativo.

As informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *