Entre as medidas anunciadas pelo governo argentino nesta terça-feira (21) está o fim da obrigatoriedade de uso de máscaras faciais ao ar livre. A novidade, decretada pelo presidente Alberto Fernández, foi comunicada durante uma coletiva de imprensa pela ministra da Saúde, Carla Bizzotti e o chefe de Gabinete da Presidência, Juan Manzur (foto acima).
O fim da obrigatoriedade da máscara ao ar livre é decorrente da queda dos indicadores da covid-19 no país. Continua sendo obrigatório em locais fechados (sala de aula, cinema, teatro, áreas de trabalho, transporte público, shows e eventos de massa) e ao ar livre quando há multidões de pessoas.
O decreto prevê ainda aumento da capacidade de pessoas para diferentes atividades como encontros sociais sem limites de pessoas, desde que se cumpram medidas de prevenção – máscaras, distância e ventilação.
A capacidade será de 100% em atividades econômicas, industriais, comerciais, de serviços, religiosas, culturais, esportivas, recreativas e sociais em locais fechados mantendo medidas de prevenção, máscara, distância e ventilação.