Objetivo é maior eficiência e controle das informações, além da conservação do meio ambiente
A direção executiva da Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu tem como uma das metas a implantação de ações sustentáveis. Uma das iniciativas que será adotada é a utilização das assinaturas digitais administrativas e assistenciais nos prontuários eletrônicos dos pacientes.
De acordo com o diretor presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Amon Mendes de Sousa, o objetivo é uma gestão econômica e também a preservação do meio ambiente.
“A instituição, que gastava mensalmente R$ 50 mil reais por mês, passará a trabalhar com Certificado Digital, gerando economia e eficiência operacional”. Com essa prática, vem a redução de custos, já que mais de R$ 500 mil deixarão de ser gastos ao ano”, explica o diretor-presidente.
O gestor ressalta que “digitalizando o maior número de documentos iremos gerar uma economia considerável, sem a presença de prontuários físicos. Isso vai agilizar ainda a consulta às informações, ampliando a confiabilidade e contribuindo com a preservação do meio ambiente”, disse Sousa.
Outra economia que a mudança vai acarretar é em relação à coleta do lixo hospitalar, uma vez que a certificação digital irá eliminar a necessidade do uso do papel, e o constante e elevado descarte desses materiais.
“Estamos falando de sustentabilidade no âmbito da saúde e na economia gerada, que será aplicada diretamente à assistência de qualidade ao nosso paciente”, ressaltou o diretor.