Reativação turística do Paraguai é de 70% no pós-pandemia, afirma Senatur

WhatsApp
Facebook
Investimentos no setor de hospedagem foram constantes, apesar dos choques econômicos devido à pandemia

A reativação das atividades turísticas no Paraguai já é de 70% no pós-pandemia. A afirmação é de um levantamento promovido pela Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) e divulgado no Dia Mundial do Turismo (27 de setembro). O segmento foi um dos mais atingidos pelo isolamento obrigatório e tanto a área receptiva quanto a emissiva tiveram movimento zero por um longo período.

Somado a estes fatores, os setores de hotelaria, gastronomia e eventos, que fazem parte das atividades relacionadas ao turismo, também tiveram as atividades praticamente zeradas durante quase todo o ano passado. De acordo com uma análise do chefe regional do Senatur, Rocío Maldonado, os investimentos nas pousadas e a disponibilização de mais atrações mostram que, durante a pandemia, as pessoas não pararam e fizeram de tudo para investir.

Os estabelecimentos, disse o representante da Senatur, estão fazendo com que o Departamento de Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Sete, seja um destinos turísticos com as opções variadas. “Este ano, o tema do dia do turismo foi turismo para o crescimento inclusivo”, disse Maldonado, em entrevista à rádio La Clave.

Todos os setores atingidos, segundo ele, estão avançando juntos, depois da crise de mais de um ano e meio provocada pela pandemia do coronavírus (covid-19). “Vemos que, todos juntos, hoteleiros, gastronomia, agências de viagens e operadoras, são reativados em 70%”, adiantou o titular do Senatur em Alto Paraná.

Na verdade, como lembrou Maldonado, são vários os investimentos em locais de hospedagem, principalmente pousadas e hostels. Muitos locais, que já existiam antes da pandemia, ampliaram suas opções com salas de eventos, enquanto as agências de viagens prepararam pacotes promocionais para o turismo nacional, dentro de Alto Paraná, entre outras áreas do país.

Cenário promissor

O relatório do Senatur revela que, em nível nacional, avançam as ações na reativação da economia do setor do turismo. A programação ocorre paralelamente às decisões dos governos mundiais de abrir as suas fronteiras, com a saúde e cooperando na homologação de protocolos de restabelecimento humano e mobilidade com biossegurança.
Nesse sentido, os órgãos públicos estão se dedicando em um trabalho institucional específico, aos debates e negociações em nível interregional e global, adiantou Maldonado. Se falamos de números, a Senatur afirma que, por meio de alianças estratégicas, e mesmo nestes meses desafiadores de pandemia, foram formados mais de 45 mil gestores de turismo.

No período, ressalta a Senatur, mais de 130 empresas de turismo paraguaias assinaram acordos se comprometendo com o cumprimento dos protocolos sanitários. Da mesma forma, a Sernatur apoiou a formalização de prestadores de serviços turísticos.

As informações são de GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *