O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller (MDB) reafirmou nesta terça-feira, 28, durante reunião no gabinete do deputado Michele Caputo (PSDB), o apoio ao projeto LIA, que propõe a inclusão de crianças com deficiências em atividades de lazer.
“O projeto procura mobilizar os gestores públicos para a implantação de brinquedos adaptados em parques públicos, praças e todos os locais de uso público comum”, disse Michele Caputo que coordenou audiência pública sobre a importância do projeto na inclusão das crianças deficientes no Paraná.
Júnior Weller destacou a atenção que a proposta deve ter junto aos prefeitos paranaenses. “O bom gestor tem seus olhos atentos e voltados para todos. Afinal, cuidar dos interesses de sua gente é a sua maior missão”, comentou.
Lazer inclusivo – O presidente da AMP afirmou que vai reunir os dirigentes de associações regionais de municípios para levar o projeto a todo o Estado. Da reunião, participaram ainda os vereadores de Jesuítas Paulo Shibuya (PSL) e Valdeir dos Santos, o Marrom (PSD), a fundadora do Lia, Shirley Ordonio; e o diretor-executivo da AMP, Lucas Echeverria.
Criado em Curitiba no ano de 2013, hoje o LIA já está em mais de 40 cidades e em 18 estados. “Nestes anos, já impactamos positivamente mais de 40 mil pessoas e atingimos 2,2 milhões de pessoas com deficiência só no Paraná”, disse Shirley Ordonio.
“São 500 mil voluntários. O papel do grupo é proporcionar o lazer inclusivo para pessoas com deficiência. Precisamos lembrar que as crianças com deficiência precisam brincar, participar de eventos inclusivos e que sejam acolhidas por pessoas capacitadas”, enfatizou.