O “namoro das onças” no Parque Nacional do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

As onças são animais solitários e os casais permanecem juntos apenas durante o cio das fêmeas, que dura de seis a 16 dias, em média. Depois disso é cada um para um lado e a fêmea cria os filhotes sozinha.

Recentemente os biólogos divulgaram imagens da onça Cacira com dois filhotinhos, com cerca de 8/9 meses. Nessa idade os filhotes ainda não estão independentes da mãe e no geral, ela não entra no cio nesse período.

Mas parece que Carira resolveu abrir uma exceção para o Kaluanã. Alguns pesquisadores especulam que isso seria uma estratégia para proteger os filhotes de serem mortos pelo macho que quer copular.

Enquanto ela está com o Kaluanã os filhotes possivelmente estão “escondidos” em outro local.

A bióloga Yara Barros, que coordena o Projeto, disse que a imagem com os filhotes foi feita depois desse registro da paquera, divulgado na terça-feira (5). Isso significa que os filhotes estão bem.

Assim que chega ao local, o Kaluanã já marca o território com urina. Eles ficaram quase duas horas nesse ponto, onde dormiram, descansaram e copularam.

“Infelizmente a câmera que registrava vídeos falhou bem na hora da cópula, mas uma outra, posicionada na frente, registrou fotos”, contou Yara, que junto com outros pesquisadores, aguarda o resultado desse momento.

Com informações do Projeto Onças do Iguaçu

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *