Em comemoração ao Dia das Crianças, durante todo o mês de outubro, crianças iguaçuenses de zero a seis anos podem visitar o Centro De Falcoaria de Foz do Iguaçu, de graça.
Já as maiorzinhas, de sete a 12 anos, pagam apenas R$ 10 para visitar o espaço de preservação e cuidado com as aves de rapina.
Para receber o benefício cada criança precisa estar acompanhada de um adulto pagante e apresentar comprovante de residência. Fora da promoção crianças a partir de dois anos já pagam tarifa.
“Outubro é o mês delas. Sabemos o quanto as crianças se encantam com as aves. O propósito da campanha é oferecer esta oportunidade de encantamento e aprendizado para os nossos meninos e meninas”, afirmou o falcoeiro Leandro Mautone.
Entre os apaixonados pelas aves e pelo próprio Centro de Falcoaria está Davi Félix, de oito anos. Depois de ouvir atentamente a história da falcoaria no mundo, ele fotografou cada detalhe do voo das aves de rapina. “O meu preferido é o falcão peregrino. Ele é muito rápido. Se pudesse, queria levar um para casa”, disse o garoto.
Preservação e cuidado
Embora seja um espaço de proteção e cuidado com as aves de rapina como falcões, gaviões e corujas – a maioria delas retiradas de situação de maus-tratos e tráfico de animais -, o Centro de Falcoaria tem um horário para visitas diariamente: sempre às 10h30 e às 12h.
“Só temos dois horários para visitação porque nosso foco principal é cuidar do bem-estar dessas aves. Abrimos ao público como forma de divulgar a arte da falcoaria e uma forma de manter o espaço funcionando”, explicou Mautone.
O Passeio
A viagem ao mundo da falcoaria leva em média 1h10. E é dividida em duas partes.
Na primeira, os visitantes conhecem a história da falcoaria, arte de caçar com as aves de rapina, falcões e gaviões. Uma técnica que começou a ser usada há 3 mil anos antes de Cristo. Também sobre os hábitos dessas aves.
Na segunda parte do passeio, seguem para acompanhar o voo das nas aves no campo ao ar livre. Nada de um voo qualquer, as aves são conduzidas através de técnicas de treinamento e apetrechos, como o sino no pé, que facilita a localização.
Visitas
O centro está aberto diariamente 9h às 17h, mas as visitas precisam ser agendadas um dia antes por meio do whatsapp: (45) 99828-2015.
O centro está localizado na Rua Silmar Benitez, 280, bem próximo de outros atrativos de Foz como a Itaipu Binacional e o Templo Budista. Mais informações no site: http://www.centrodefalcoariafoz.com.br/