Prefeito de Foz apresenta no Ministério de Desenvolvimento Regional proposta de recapeamento das avenidas Cataratas, Paraná e Costa e Silva

WhatsApp
Facebook

Chico Brasileiro reuniu-se na terça-feira (26) com secretário-executivo do Ministério, Daniel Ferreira, para falar sobre a necessidade das vias do corredor de transporte de exportação e importação da Argentina

O prefeito Chico Brasileiro apresentou nesta terça-feira, 26, ao Ministério de Desenvolvimento Regional, a proposta de recapeamento asfáltico das avenidas Cataratas, Paraná e Costa e Silva. As três avenidas vias formam o corredor de transporte de exportação e importação da Argentina.

“O recapeamento se faz necessário e é urgente porque essas avenidas recebem o tráfego pesado dos caminhões que vêm ou seguem para a Argentina”, disse Brasileiro. O custo estimado das obras do recape nas três vias chega a R$ 20 milhões.

Brasileiro esclareceu que não se trata dos projetos de revitalização das avenidas que devem ser executados após a liberação do trânsito na Perimetral Leste, o que deve ocorrer somente no final do segundo semestre de 2022 ou início de 2023 até a conclusão das obras complementares (viadutos, trincheiras e interseções).

Na reunião com o secretário-executivo do Ministério, Daniel Ferreira, acompanharam Chico Brasileiro, o deputado Ricardo Barros, líder do Governo no legislativo federal; e os secretários Leandro Costa (Planejamento e Captação de Recursos) e José Elias Castro Gomes (Transparência e Governança).

“Explicamos ao secretário o ônus que a cidade carrega com o tráfego pesado dos caminhões que cruzam o centro de Foz do Iguaçu”, completou Brasileiro.

Pedido

Leandro Costa apresentou ao secretário os números da Receita Federal que apontam a movimentação de US$ 4,6 bilhões no porto seco e as cerca de 170 mil cargas despachadas em 2020, das quais uma parte as três avenidas. “Esses números implicam em um grande ônus ao Município como o risco de acidentes, problemas de trânsito com caminhões quebrados e, principalmente, o desgaste contínuo do asfalto das avenidas Cataratas, Paraná e Costa e Silva”.

“A prefeitura vem fazendo a manutenção constante do asfalto destas vias, mas entendemos que o governo federal deve contribuir com a manutenção necessária”, completou.

O prefeito destacou que o secretário Daniel Ferreira consentiu com a proposta de Foz do Iguaçu que agora vai formalizar o pedido de recursos ao Ministério. “É muito importante esse entendimento do governo federal que já contribui, de forma fundamental, com várias obras e equipamentos de infraestrutura em Foz”.

O deputado Ricardo Barros reforçou a importância de Foz do Iguaçu no cenário federal e a necessidade de aporte de recursos por parte do ministério para manutenção das três avenidas. “Solicitamos os recursos para recape das vias do município onde têm grande tráfego de caminhões para escoamento da produção e ônibus de turismo. Foz merece e tem meu apoio”, disse.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *