A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta-feira (8), projeto de lei do Poder Executivo que possibilita o pagamento, por aplicativo, do Estacionamento Regulamentado (Estarfi) em Foz do Iguaçu.
A iniciativa tem a intenção de facilitar a falta de moedas em circulação ou quantidade insuficiente de orientadores para colocar crédito no bóton ou no cartão do sistema.
O projeto de lei 139/2018 passou em 1ª e 2ª discussões e agora aguarda a sanção do Prefeito Chico Brasileiro.
De acordo com o Superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, “é um aplicativo em que a pessoa cadastra o tipo e os dados do veículo e pode registrar o cartão de crédito para pagar o tempo de uso da vaga do Estarfi”, disse.
“O interessante é que com isso acabamos com a necessidade de o cidadão ter moedas para colocar no parquímetro, também ajuda a evitar que a notificação vire multa, uma vez que o cidadão vai receber no aplicativo o aviso. Outro ponto é que é um obstáculo à atuação dos flanelinhas”, ressaltou.
Maraninchi expôs, ainda, que o aplicativo é gratuito e deve reduzir o custo do município com aluguel de parquímetros, uma vez que gasta aproximadamente R$ 100 mil por mês.
Medidas como essa já existem em diversos municípios do país tais como São Paulo, Juiz de Fora (MG), São Carlos (SP), além de outros locais ao redor do mundo: Estados Unidos, Austrália, Portugal.