Trabalho começa hoje e vai até quarta; Em março, os
fiscais do órgão visitaram 155 obras – 129 estavam irregulares
As obras públicas estão no foco de nova fiscalização que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) fará em Foz do Iguaçu. De segunda à quarta-feira (20 a 22 de maio, respectivamente) o órgão vai vistoriar a situação das edificações e identificar e coibir o exercício irregular da profissão. Em meados de março, técnicos do Crea fiscalizaram 155 obras e serviços de engenharia na cidade – 129 tinha algum tipo de irregularidade (83% do total).
A nova fiscalização do órgão em Foz do Iguaçu terá como base um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR)m sobre obras em execução e paralisadas. “Foz do Iguaçu está no topo do ranking do estado com 58 obras públicas em andamento, algumas paradas”, frisou o Crea, em nota á imprensa. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
A equipe de fiscalização sairá a campo às 13h30, da inspetoria do Crea na Rua Almirante Barroso, 1.293, Edifício Pedro Basso, sala 8, no centro de Foz do Iguaçu. O acompanhamento do trabalho de inspeção será aberto à profissionais de imprensa, informa a assessoria.
“Nosso objetivo, com essa fiscalização, é principalmente coibir o exercício irregular da profissão dentro das engenharias”, disse o gerente regional do Crea, o engenheiro civil Geraldo Canci. Que ressaltou: “Nesta operação, será priorizada a fiscalização de obras públicas”. O balanço da atividade será divulgado na sexta-feira (24).
Irregularidades
Em março deste ano, em cinco dias, os técnicos do Crea(foto) fiscalizaram uma área superior a 140 mil metros quadrados – média de 900 metros quadrados por obra. Os trabalhos foram desenvolvidos em cinco dias e surpreenderam o gerente regional. “Focamos principalmente em edificações maiores, públicas e privadas, além de condomínios e supermercados”, disse Geraldo Canci.
Das 129 irregularidades encontradas, de acordo com o balanço, aproximadamente 56% foram de empresas e profissionais que não possuem as ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica), um instrumento legal e necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais nos empreendimentos. Mais de 43% era de obras com exercício ilegal da profissão.
“Sem um profissional qualificado para responder pela obra e 23 empresas que sequer estavam registradas, executando obras e serviços de Engenharia”, disse na ocasião o engenheiro civil. As fiscalizações em obras e serviços de engenharia são prerrogativa do Conselho e contribuem no combate a estruturas que colocam em risco a segurança das pessoas, qualidade e vida útil das edificações.
Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharias, agronomias e geociências.
Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.
Foto: Ascom/Crea-PR