Primeiro debate sobre o Orçamento Participativo de Foz será quinta (30) no Porto Meira

WhatsApp
Facebook

Moradores da região Sul da cidade estão convidados a participar, nesta quinta-feira (30), do primeiro debate sobre o Orçamento Participativo de Foz do Iguaçu. O encontro terá início às 18h30, na Paróquia Divino Espírito Santo, e contará com a presença do prefeito Chico Brasileiro e todo o secretariado municipal. A iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.

A ação promove o contato direto com a população e inclui as demandas dos moradores no chamado orçamento de investimento do município, aquele que não está vinculado constitucionalmente às pastas. “A população opina sobre como investir o recurso destinado à região, o Governo debate, a Câmara avalia, e o Poder Executivo, executa. É a comunidade participando de fato e diretamente da construção do orçamento da cidade”, explicou a secretária da pasta Rosa Maria Jerônymo de Lima.

Moradora do Porto Meira, Roseli dos Santos é uma das lideranças que participará da reunião. Ela está mobilizando a comunidade e com muitas expectativas pelo contato direto com o Poder Público. “Eu acho muito boa essa iniciativa. É a primeira vez que vejo um prefeito fazer isso, conversar diretamente com a população e ouvir as necessidades das pessoas”, disse.

Execução
Para a implantação do projeto, serão realizadas plenárias em todas as regiões da cidade (Sul, Leste, Norte, Nordeste e Oeste). As reuniões serão divididas em três momentos: Prestação de Contas, Apresentação do Orçamento Participativo e formação de salas setoriais para cada microrregião com vistas a promover as demandas em conformidade com o orçamento disponível para a região.

Cada sala de debate contará com um coordenador que discutirá com os moradores as planilhas do orçamento e as necessidades da microrregião. Na sequência, o Prefeito, com a visão global das reivindicações de cada território, coordenará as negociações diretas para definir as obras elencadas. Ao final do debate, as deliberações aprovadas constarão em ata e serão incorporadas na elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que será enviado à Câmara Municipal de Vereadores.

A Paróquia Divino Espírito Santo fica na R. dos Brilhantes, 203 – Parque Ouro Verde.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *