Soberania nacional Um grupo de policiais federais lotados no Paraná reivindicou o apoio do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para garantir mais efetivo na Delegacia de Foz do Iguaçu. A PF acaba de chamar mais de mil policiais aprovados em concurso. Em encontrou com Mourão, na última semana, fizeram informes preocupantes sobre a segurança na tríplice fronteira e para a soberania nacional.
Soberania II Leandro Mazzini, na coluna Esplanada de O Dia, adianta que os policiais alertaram para reforço de contingente na região de Foz do Iguaçu (PR). Mourão prometeu ajudar.
Os mais ricos A reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional irá beneficiar aqueles que têm renda mais alta. A afirmação é de Roseli Abrão, com base em levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que fez um levantamento e constatou que esta é a opinião de 43,7% dos entrevistados.
Ricos II Para 32,4%, a proposta será igual para todos. Apenas 12,5% acreditam que os serão beneficiados os que têm renda mais baixa. A Paraná Pesquisas entrevistou 2.066 pessoas em 128 cidades dos 26 Estados e Distrito Federal entre os dias 23 e 27 de maio.
Nova direção O PDT de Curitiba definiu sexta (31 de maio), o novo diretório que vai organizar o partido na eleição do ano que vem. O deputado federal Gustavo Fruet segue como presidente na capital. “Demos hoje um passo importante da caminhada rumo às eleições de 2020. Reafirmamos nosso compromisso de ter candidato próprio”, disse Fruet.
Na frente O Congresso em Foco fez um levantamento dos deputados federais que respondem a acusações criminais. O site constatou que houve das eleições de 2014 e de 2018 – de 178 para 93 parlamentares. Eles são suspeitos de crimes que vão desde corrupção, lavagem de dinheiro e contra a Lei de Licitações e eleitorais.
Na frente II O Paraná elegeu, ou reelegeu, sete parlamentares nesta situação. O líder é Boca Aberta (Pros), que responde 24 processos por calúnia, injúria e difamação, entre outros.
Alto lá! Conta Bela Megale, em seu blog no Globo, que o Japonês da Federal tentou, mas ainda não conseguiu ver o ex-presidente Lula. Aposentado, Newton Ishii fez uma visita à superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde trabalhou.
Alto lá! II Com livre acesso, resolveu ir à cela de Lula. Quando estava na escada, foi orientado a não ir. O petista tinha sido consultado sobre sua intenção de vê-lo e deixou claro que não queria receber Ishii. Informado, o Japonês deu meia volta e foi embora.
Ronildo Pimentel
Editor