Procedimento será detalhado nesta quarta (5) pelo Corregedor Regional Eleitoral, desembargador Tito Campos de Paula
Começou nesta segunda-feira (3) e vai até a próxima sexta-feira (7), a Inspeção Correcional nas Zonas Eleitorais de Foz do Iguaçu. O procedimento permite ajustes e aprimoramento dos serviços eleitorais. Os detalhes serão apresentados nesta quarta-feira (5) pelo Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Tito Campos de Paula, no Fórum Eleitoral. Em maio, o órgão desenvolveu uma cruzada contra as fake news no Estado. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.
A inspeção correcional nas zonas eleitorais do Paraná está prevista na Portaria 01/2019 da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), editada pelo desembargador Tito de Paula, no dia 19 de fevereiro deste ano. O procedimento já foi realizado em 15 municípios do Estado. Após Foz do Iguaçu, até o final de novembro, será realizado ainda em 31 municípios.
O desembargador Tito de Paula estará às 17h desta quarta no Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu, localizado na Avenida Costa e Silva, 1599. O ato, que terá participação de magistrados e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral, contará com apresentação de sugestões para o aprimoramento dos serviços eleitorais, bem como divulgação dos projetos de cidadania do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).
Foz do Iguaçu possui duas zonas eleitorais, a 46ª e a 147ª, que abrange ainda Santa Terezinha de Itaipu. Nas eleições de outubro do ano passado, 178.280 eleitores da cidade, mais 16.807 do município vizinho estavam cadastrados em ambas.
Fake news
A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PR percorreu, no mês de maio, o estado capacitando magistrados, servidores e membros da comunidade sobre a segurança do voto eletrônico. Foram dez encontros em quatro cidades (Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina), pelos quais passaram mais de 900 pessoas.
A maratona buscou combater a desinformação e a insegurança com relação às urnas eletrônicas e ao processo de votação brasileiro. O presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, visitou as cidades junto do diretor-executivo da EJE-PR e juiz-membro da Corte, doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto e demais autoridades.
O secretário de Tecnologia da Informação, Gilmar de Deus, proferiu palestras em cada polo sobre questões técnicas da urna eletrônica. O presidente e o diretor-executivo da EJE explicaram, em encontros com a imprensa, o motivo da ação e alertaram a população sobre a importância do tema.
O projeto da Justiça Eleitoral paranaense de combate às fake news (notícias falsas) e de promoção da cidadania terá continuidade com ações em todas as escolas públicas de ensino fundamental do estado até o primeiro semestre de 2020.