Dina Cardoso foi a primeira mulher eleita para o cargo de prefeita do Município de Farol
A descendente de italianos Dina Cardoso, natural de Passos Maia, no oeste catarinense, foi a 4ª ocupante do cargo de prefeito da cidade e a primeira mulher a ocupar o posto de chefe do poder executivo do Município de Farol que neste próximo dia 23 de junho celebra seu aniversário de 29 anos de emancipação política-administrativa, desmembrado de Campo Mourão.
O Poder Legislativo de Farol à época composto pelos vereadores Irineu Garcia Silveira (PPS), Gentil Costa (PSC), Paulinho da Kombi (PTB), Ângela Kraus (PTdoB), Vilmar Schiavon (PDT), Jaime Chamberlaim (DEM), João Costa (PSC), José Nilson (PMDB) e Aguinaldinho do Cachorro Quente (PV) teve a iniciativa e aprovou por unanimidade a concessão da maior honraria oficial do município para a então prefeita Dina Cardoso (PMDB).
Veja também
- O dia Mundial da Poesia, por Gilmar Cardoso
- Eleitor poderá votar em 2022 mesmo sem biometria. Colunista Gilmar Cardoso explica
Através de projeto de lei proposto pelo vereador Aguinaldo do Cachorro Quente, subscrito e aprovado pela unanimidade dos vereadores foi concedido o inédito Título de Cidadã Honorária do Município de Farol para uma mulher, até hoje ainda a única, para Dina Gandolfi Cardoso.
A honraria consta da Resolução número 105/2012, publicada no Órgão Oficial do Município assinada pelo presidente vereador Irineu Garcia (PPS) e Gentil Costa (PSC) primeiro-secretário.
DINA CARDOSO, primeira mulher eleita para o cargo de prefeita do Município de Farol. Catarinense, casada com o advogado e poeta Gilmar Cardoso é mãe das meninas Lydia Luyza (23) e Lygia Gabryelle (21).
Ela foi a 1ª primeira-dama de Farol, a 1ª presidente do Provopar municipal, a 1ª presidente da APMI local e a 1ª secretária municipal de saúde e ação social de Farol e implantou os primeiros programas sociais do município.
Na região, foi a 1ª mulher eleita para ser presidente da COMCAM – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão, que congrega 25 cidades e à época contava com 42 anos. Presidente do CISCOMCAM, o consórcio intermunicipal de saúde regional, também foi a primeira mulher a ocupar esse posto.
Seu programa de governo destacava que “cuidar bem da cidade é cuidar bem das pessoas” e o slogan da administração é fazer um “Farol melhor para todos”. Seu lema é que “a gratidão é a memória do coração!”.
Implantou 20 programas sociais e em prol das mulheres foi um dos primeiros municipios do Paraná a construir um Centro de Saúde para atendimento exclusivo às mulheres e uma supercreche com 1.200m2. Defende a aposentadoria para as donas de casas e uma maior participação das mulheres na política.
Iniciativas pioneiras de sua autoria lançaram o programa de ensino religioso Deus na Escola e o Bolsa Citadina em Farol.
Foi reeeleita prefeita com 75% dos votos válidos dos farolenses.
DINA CARDOSO É A PRIMEIRA MULHER A SER CIDADÃ HONORÁRIA DE FAROL
A prefeita DINA CARDOSO se destacou à frente da administração pública através de iniciativas bem sucedidas que lhe renderam aprovações recordes de popularidade e a concessão do título de cidadã honorária que, por coincidência histórica, também lhe torna na primeira mulher a ser homenageada com essa distinção oficial.
Seus programas que transformaram a gestão pública local e mereceram o reconhecimento de todos, inclusive, adversários políticos, são: DEUS NA ESCOLA, AGENTES COMUNITÁRIOS DE EDUCAÇÃO-ACE, TROCA DE LIXO POR COMIDA, NATAL ILUMINADO, EXPOFAR, FESTA DO PRATO TÍPICO, BOIACROSS, PROGRAMA DE SERVIR DE ATENÇÃO AOS SERVIDORES PÚBLICOS, TRANSPORTE ESCOLAR SUPERIOR GRATUITO, UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR GRATUITO, ESCOLA COXA DE FUTEBOL REGIONAL, CONSTRUÇÃO DE CASAS PROPRIAS GRATUITAS-MORADIA FELIZ, PÃO PARA TODOS, CELEBRAÇÕES OFICIAIS DO DIA DAS MÃES, MULHER, PÁSCOA, CRIANÇAS E NATAL, CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DA BIBLIA SAGRADA, DENGUE ZERO, CD ORQUESTRA VIOLÔNICA, CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL CRISTO REDENTOR-CIDADE MARAVILHOSA, REMODELAÇÃO DO COMPLEXO DA ÁGUA DA FONTE, PARQUE DAS FLORES, ASFALTO 100%, FERIADO MUNICIPAL DO DIA DO EVANGÉLICO E A OFICIALIZAÇÃO DO SLOGAM FAROL MELHOR PARA TODOS.
Titulos Farolenses
Com a entrega do título de cidadania honorária do município de Farol para o governador Beto Richa e para o deputado federal Hermes Frangão Parcianello, a gestão da prefeita Dina Cardoso, durante 7 anos, conferiu cinco homenagens oficial para pessoas que se destacaram e mereceram a maior honraria da cidade.
O pároco da Catedral São José, de Campo Mourão, padre Ademar Oliveira Lins foi o 11º cidãdão honorário da história política do Município de Farol.
A primeira gestão administrativa da cidade concedeu a honraria para o governador Roberto Requião, deputados Toti Colaço e Namir Piacentini e para o presidente da Coamo, José Aroldo Galassini.
No segundo e terceiro mandatos da prefeitura de Farol, na gestão do prefeito Edson Martins, foram homenageados o bispo diocesano Dom Virgilio de Pauli, Rubens Bueno, Beto Richa e José PochapsKi.
A prefeita Dina Cardoso concedeu a honraria para o deputado Nereu Moura, o ex-deputado Augusto Carneiro e padre Ademar Oliveira Lins, além do ex governador Beto Richa e o deptuado federal Hermes Parcianello Frangão.
A gestão da ex prefeita Angela Kraus conferiu o Título para o então pároco local, Padre Markus Prim.