Coaafi contribui para a limpeza da Fartal, em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
DCIM100MEDIADJI_0008.JPG

Todos os dias, pelo menos dois membros da Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu intercalam trabalho no Charrua

A exemplo de outros anos, a organização desta coleta é da secretaria de Meio Ambiente, que visa atender a cada edição uma região diferente, onde estão instalados os 7 barracões.

“A ação é parte do programa municipal de gestão de resíduos recicláveis da SMMA e são catadores do centro de triagem Jardim das Palmeiras, o mais próximo do Charrua”, disse a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.

O trabalho de orientação para separação do resíduo reciclável está intensificado este ano com a motivação dos expositores a realizarem a ação.

SMMA e Coaafi fizeram uma reunião pré Fartal com os feirantes, e cada barraca foi identificada com um número em sacos de ráfia, que são recolhidos pelos agentes. Os resíduos orgânicos e rejeitos são colocados separadamente.

“Assim é possível saber a origem do resíduo. Os feirantes também assinaram um termo de compromisso com a Coaafi para entrega dos recicláveis separados”, explicou. Além disso lixeiras seletivas estão distribuídas pela feira.

Para Marilza Oliveira e Sandra da Silva, o trabalho é intenso, mas gratificante.

“Ainda precisa de mais educação das pessoas para poderem procurar as lixeiras e colaborar com a limpeza”, disse Sandra. Ao circularem uniformizadas pela Fartal porém ambas percebem o reconhecimento de quem visita o espaço.

“Basta olharem pra gente trabalhando que lembram de primeira que é preciso contribuir com a limpeza”. A Coaafi conta atualmente com 97 cooperados.

A média de material reciclável recolhido ainda não foi contabilizado, pois a coleta segue por mais dois dias de feira.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *