Eleitor em trânsito terá 3 pontos para votar nas eleições de outubro em Foz

WhatsApp
Facebook

Os eleitores em trânsito, que estiverem fora de suas cidades de domicílio, terão três pontos para votar nas eleições de outubro deste ano em Foz do Iguaçu. Os locais foram confirmados esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, é necessário encaminhar presencialmente a solicitação a Justiça Eleitoral do dia 18 de julho a 18 de agosto, informa o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso.

As urnas habilitadas para votar em trânsito em Foz do Iguaçu estarão no Colégio Militar (antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre) na Avenida Jorge Schimmelpfeng, 351 na região central, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, na Rodovia das Cataratas, quilômetro 22,5 e no Centro de Ensino Superior (Cesufoz) na Avenida Paraná, 3695.

O prazo para informar o voto fora do domicílio eleitoral vai até o dia 18 de agosto. As eleições deste ano acontecem no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, se houver segundo turno. Em todo Paraná, serão instalados 22 locais de votação, nas 12 cidades, ressalta o advogado.

Foz do Iguaçu terá este ano, 196.158 eleitores aptos a votar, aumento superior a 7,1% no comparativo aos pouco mais de 183 mil títulos regulares no pleito de 2020. Os brasileiros vão votar para presidente, senador (uma vaga no Paraná), governador, deputado federal e deputado estadual. As informações são de GDia

As cidades do Paraná, onde haverá a alternativa de voto em trânsito, são Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo, Guarapuava, Paranaguá, Araucária e Toledo.

Contexto

O voto em trânsito ocorre quando o eleitor está fora da sua cidade de domicílio eleitoral e indica outro município para votar, lembra o advogado Gilmar Cardoso. A alternativa está liberada apenas para uso nas capitais e cidades com mais de 100 mil eleitores, recorda o advogado. A alternativa pode ocorrer no primeiro e no segundo turnos.

A lei eleitoral contempla duas possibilidades para o voto em trânsito, quais sejam, para quem estiver fora da cidade, mas dentro do mesmo estado em que vota, poderá participar das eleições escolhendo os candidatos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Para os eleitores que pretendem votar em outro estado, no dia da eleição, podem se cadastrar para escolher apenas o candidato ao cargo de presidente da República.

O advogado frisa que se o eleitor mudou de cidade e não fez a transferência do título em tempo hábil, ou se já tiver a informação de onde estará no dia, já pode procurar o cartório eleitoral e indicar onde pretende votar. A opção não tem na internet. Cada urna de voto em trânsito terá de 50 a 400 eleitores.

Foto: Cataratas S/A

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *