O ensino público superior mesmo com os constantes cortes no orçamento pelo governo federal mostra sua vital importância ao país, disse neste sábado, 16, o deputado federal Zeca Dirceu (PT) ao apontar o desempenho das universidades brasileiras no ranking avaliado pelo Times Higher Education Latin América. “Das 20 melhores universidades da América Latina, 14 são brasileiras e destas, 12 são públicas, o equivalente a 86% do total, o que mostra a relevância do ensino público federal brasileiro. A melhor rankeada no Paraná é a UFPR”.
Zeca Dirceu afirmou que sempre está em contato com estudantes, professores, pesquisadores e com a reitoria da UFPR e que já destinou R$ 450 mil em emendas exclusivamente para a manutenção da universidade paranaense. “A educação pública é a principal bandeira do meu mandato. Nos últimos quatro anos, foram R$ 3,8 milhões para o ensino superior e técnico”.
“Sou apaixonado pela educação e titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados já por três mandatos. Sempre estou conversando com professores e estudantes e defendo que precisamos colocar a educação de novo como o grande pilar do País”, completou.
Ranking – A UFPR subiu duas posições e a 20ª melhor instituição avaliada pelo ranking e a 9ª entre as federais brasileiras. “A Universidade Federal do Paraná está desenvolvendo, já em sua terceira fase, uma vacina contra a Covid-19. Na pandemia, a população pode acompanhar todo empenho de estudantes, professores e pesquisadores. Foram inúmeros projetos de pesquisa e extensão que ajudaram os profissionais de saúde no combate ao coronavírus com foco em salvar vidas”, disse Zeca Dirceu.
No ranking, foram avaliadas 197 universidades de 13 países latino-americanos, entre públicas e privadas. No Brasil, 76 escolas de ensino superior foram analisadas. São cinco eixos avaliados: ensino, pesquisa, citações, internacionalização e transferência tecnológica. A UFPR obteve pontuação de 70,7 distribuídas em citações (40,7), transferência tecnológica (46,9), internacionalização (29,3), pesquisa (85,4) e ensino (83,7).
Comparando com a classificação de 2021, a UFPR melhorou o desempenho em quatro dos cinco eixos. A instituição integra o ranking desde o seu início, em 2016. “A UFPR é exemplo de universidade pública que oferece ensino gratuito e de qualidade. E muito mais que formar profissionais, forma cidadãos críticos da importância de cumprir seu papel na sociedade”, completa Zeca Dirceu.
Deputado Zeca Dirceu faz parte da comissão parlamentar da educação, sempre foi um grande defensor da Educação. Sempre na luta! 🙌