Concurso promove a melhoria da qualidade do ensino na rede pública, estimulando professores e gestores a programarem novas situações de aprendizagens
A Secretaria Municipal da Educação recebeu 106 inscrições de projetos ao Prêmio Professor Paulo Freire, que este ano chega a sua 14ª edição. De acordo com a comissão organizadora, foram enviados projetos de 73 escolas, 31 Cmeis (Centros Municipais de educação Infantil) e 2 centros de convivência escola bairro.
“Este é o maior número de inscritos até hoje, o que mostra a importância do prêmio, ao estimular a participação dos profissionais da educação e a valorizar experiências relevantes para a qualidade do ensino público”, afirma a secretária da Educação, Maria Justina da Silva.
Veja também
- Educação na fronteira deve considerar a diversidade cultural e linguística de alunos imigrantes
- Chico reafirma compromisso com a educação de Foz e anuncia a construção de novos Cmeis
A categoria Livre recebeu 60 inscrições, o maior número do concurso; em seguida a categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade, com 22 inscrições; Gestão Escolar, com 14 projetos e História, Patrimônio e Cultura, com 10 inscrições.
A partir de agora, os educadores deverão formular o trabalho, dentro dos critérios estabelecidos no edital e posteriormente apresentá-los à banca avaliadora. Para auxiliá-los nesta tarefa, a comissão organizadora realizará uma formação on-line no dia 3 de agosto com todos os inscritos.
O intuito é orientar os participantes sobre o modelo, a estrutura e a disponibilização dos conteúdos em ambiente virtual. O projeto deverá ter a duração de quatro meses (agosto a novembro) e as apresentações estão previstas para o mês de dezembro.
Integram as bancas avaliadoras professores da Unioeste, UDC, Unila, Uniamérica, professores do município aposentados, além de servidores das secretarias de Meio Ambiente e Esporte e Lazer.
Prêmio
O Prêmio Paulo Freire reconhece as boas práticas desenvolvidas em salas de aula e valoriza as iniciativas dos profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase 1. Serão premiados os melhores projetos, sendo até três iniciativas por categoria. Os prêmios variam de R$ 4 mil a R$ 6 mil. Todos os inscritos também receberão certificados de participação, emitidos pela secretaria.