Aproximadamente 90 mil domicílios devem ser visitados em Foz do Iguaçu pelos pesquisadores do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seguindo as regras do último procedimento, cerca de nove mil moradores terão que responder um questionário mais elaborado, que contará com 77 questões diversificadas. Os dados foram revelados nesta sexta-feira (29), em audiência na Câmara de Vereadores.
A coleta de dados começa na próxima segunda-feira (1º de agosto). Na reunião de lançamento, foram apresentadas projeções sobre o que o IBGE espera encontrar em Foz do Iguaçu. “Qual tamanho da nossa equipe, os procedimentos de segurança para as pessoas não terem dificuldades de responder aos nossos recenseadores”, explicou Bruna Nunes Vieira, chefe do órgão no município.
“Cabe a nós convocarmos a população para que colabore com o recenseador para que possamos ter dados confiáveis, para que os governantes possam canalizar os recursos que o país dentro da nossa realidade”, enfatizou o vereador Cabo Cassol (Podemos). A reunião contou com autoridades locais, representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretários municipais e o vereador Kalito (PSD).
Veja também
- Câmara de Foz sedia nesta sexta (29) evento do IBGE sobre o Censo
- Censo em Foz do Iguaçu inicia no dia 1º de agosto
O Censo é um retrato detalhado da realidade brasileira. Todos os dados computados, analisados e gerados pela pesquisa contribuem para formulação de políticas públicas, tomadas de decisão e investimentos, tanto do poder público, quanto da iniciativa privada para a próxima década. O último censo realizado no país é de 2010.
Envolvimento
De acordo com Alex Castanharo, coordenador do Censo IBGE de Foz do Iguaçu, a equipe conta hoje com aproximadamente 200 recenseadores que realizarão a ação porta a porta dos moradores na área urbana e área rural. “A gente pede a colaboração de toda a população”.
“Nossa atual situação está totalmente defasada. Todos os dados de planejamento são de 2010. Por isso, a importância da participação de todos os cidadãos”, disse. Castanharo explicou que informações coletadas vão permitir que a cidade continue se desenvolvendo.
O secretário municipal da Transparência e Governança, Leandro Correa, reforçou a importância do IBGE nas políticas públicas. “Temos uma preocupação com o Censo, pois entendemos que, historicamente, a cidade tem sido prejudicada nos serviços prestados pela prefeitura por conta do alto número de pessoas que residem em Foz de forma irregular e não são contabilizados nos índices”.
Procedimento
Uma das preocupações dos representantes do IBGE de Foz do Iguaçu é a sensação de segurança dos moradores no momento em que os recenseadores chegam à residência para a coleta de dados. De acordo com Castanharo, todo profissional terá, obrigatoriamente, estar uniformizado e com o crachá.
No crachá, haverá um QR Code onde o cidadão poderá confirmar a identificação. Além disso, se solicitado, o recenseador deverá repassar ao morador o número da matrícula profissional, podendo ser conferida através do portal IBGE Foz. Também estará disponível o telefone 08007218181, sem custo, para confirmação de dados do profissional.
A sede do IBGE de Foz do Iguaçu está localizada na R. Edmundo de Barros, 673 – Centro. Telefones para contato (45) 35233824 e/ou (45) 999410997.