VÍDEO: Globo destaca importância da indústria do turismo para Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Foto Nilton Rolin

Cesar Tralli comentou no Jornal Hoje a volta dos turistas ao Parque e a geração de empregos na rede hoteleira local

“Os turistas estão de volta ao Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná”, adiantou o apresentador Cesar Tralli, ao chamar reportagem no Jornal Hoje da Rede Globo, abordando a retomada do turismo de Foz do Iguaçu. “E os reflexos disto são sentidos também fora do parque, na geração de empregos”, ressaltou. As Cataratas do Iguaçu registraram em julho, a melhor visitação em um mês no ano – 183,2 mil ingressos.

O repórter Roberto Wolfart informou que, só nos primeiros sete meses de 2022, o Parque Nacional do Iguaçu superou a visitação de todo ano passado. “Até o fim de julho, as Cataratas do Iguaçu receberam 82 mil visitantes a mais, do que de janeiro a dezembro de 2021”, disse. No período, a unidade de conservação registrou 737,5 mil ingressos, contra 655 mil em 2021.

A reportagem ressaltou o perfil dos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. A maioria são brasileiros, como Tales Oliveira, que visitou o atrativo acompanhado da esposa e um bebê de colo. “Sem dúvida alguma aqui é um lugar incrível, bem acessível, bem mais do que eu esperava e estamos muitos satisfeitos com este passeio”, declarou.

“Até os estrangeiros que andaram sumidos por causa das restrições de viagens, retornaram”, destacou Wolfart. Em julho do ano passado, menos 4% do total de visitantes eram de outros países. “Neste ano, eles representam 35% do público até agora”, disse.

“A maioria vem da Argentina, Paraguai, Uruguai, EUA e França”, frisou o repórter, ao anunciar a turista Janina, que veio com a família de Buenos Aires (Argentina). “(Escolhemos as Cataratas) Porque são uma das sete maravilhas do mundo e nos falaram muito bem. Tinha vindo antes, quando tinha 18 anos”, concluiu.

Empregos

A temporada de férias impulsionou o turismo em Foz do Iguaçu, comentou Wolfart. A reportagem destacou que o município tem um dos três maiores parques hoteleiros do país, com aproximadamente 30 mil leitos. Em julho, a ocupação média do setor de hospedagens ficou acima de 80% e os hotéis, que há dois anos dispensaram funcionários, voltaram a contratar.

“Um único empreendimento, por exemplo, oferece hoje 250 vagas de emprego”, informa. O presidente do Sindicato dos Hotéis (Sindihoteis), Marcelo Martini adiantou que, “nos próximos meses já temos garantidos alguns eventos que vai nos dar um retorno muito bom na ocupação hoteleira e também na movimentação dos bares e restaurantes de Foz”.

Recrutamento

A reportagem visitou uma agência de recrutamento. No escritório, que atende o setor hoteleiro, a média diária de entrevistas de emprego triplicou em julho. Foram aproximadamente 30 reuniões de seleção por dia. Uma das recém-contratadas contou que passou dois anos fazendo extras em diversos hotéis até ser efetivada.

“A extra, você tem mais flexibilidade de horário, pode fazer outros compromissos, mas não tem lá aquela segurança”, afirmou a garçonete Eliane Domingues. “Por exemplo, se sofrer um acidente ou eventualmente ficar doente, fica difícil. E contratado, fixo, você está segura.

O apresentador Cesar Tralli encerrou a reportagem destacando a “incrível força desta indústria do turismo, nos estados, nas cidades”, listou ele. Que completou: “Todo mundo tem que investir nisto”.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *