Show neste sábado, 13, vai arrecadar alimentos para pessoas que precisam; veja a entrevista com Cris Peretto, Victória Repanas e Willian Pilatti
A fome não está apenas no mapa de burocratas ou nos discursos de mandatários políticos de plantão. É um problema real e cruel presente no dia a dia de pessoas e famílias que não conseguem garantir a alimentação básica, afetando crianças, mulheres e idosos.
Realizado em Foz do Iguaçu há cerca de 15 anos, o Festival Solidário Underground terá edição neste sábado, 13, na Casa Urbana, promovendo o altruísmo. Serão arrecadados alimentos para pessoas que precisam de donativos. Realizadores culturais, Cris Peretto, Victória Repanas e Willian Pilatti foram entrevistados no programa Marco Zero/H2FOZ.
O público poderá conferir quatro bandas, com entrada ao valor acessível de R$ 10, mais um quilo de alimento não perecível. O line-up conta com Extreme Rage (Paraguai), Mal Pagos (Foz do Iguaçu) e Crepúsculo dos Ídolos e Górgona, representantes de Cascavel no encontro independente, feito sem dinheiro de governo ou apoio de ocupantes de cargos políticos.
Roqueira, produtora de shows e engajada em causas sociais, Cris Peretto reforçou a importância do evento solidário. “A fome em Foz do Iguaçu nunca esteve tão pesada como eu tenho visto. Está tudo muito carente, está ficando uma fatia muito grande para o poder e muito pequena para quem dá o poder”, asseverou.
Emocionada, ela revelou um pedido que recebeu de pequenos. “É muito triste uma criança me mandar uma cartinha de Natal, nos anos passado e retrasado, me pedindo comida em vez de brinquedo. Hoje, muitas delas não pedem mais brinquedos, não precisam tanto como precisam de comida”, contou Cris, lembrando que o primeiro festival angariou brinquedos.
Durante a entrevista, Victória Repanas enfatizou que fome e situação de rua são realidades também de Foz do Iguaçu, ao contrário do que muitas pessoas pensam ser problemas das grandes cidades somente. A ativista frisou o papel que cada cidadão tem em ajudar e questionar as ações para mudar essa realidade.
Assista abaixo a íntegra do programa
“Basta a gente sair nas ruas da nossa cidade para ver o aumento das pessoas em situação de rua, que é escandaloso”, disse. “A gente não vê sendo colocada em prática nenhuma política pública que tenha de fato um resultado. Tem milhares de pessoas passando fome em Foz do Iguaçu”, avaliou Victória.
O músico Willian Pilatti agradeceu o apoio das bandas e a soma dos esforços entre os demais parceiros envolvidos na produção do Festival Solidário Underground, salientando ser a retomada devido ao período pandêmico. “É o primeiro evento pós-pandemia que temos a possibilidade de realizar”, pontuou.
Além das bandas de metal e punk, o festival terá pirofagia, malabares, exposição de artesanato e sorteio de brindes ao público. A quem puder interessar, a cerveja da Casa Urbana é hipergelada, avalizam os organizadores do show.
Festival Solidário Underground
Data: 13 de agosto (sábado), a partir das 10h
Local: Rua Mandaguari, 461, Jardim Santa Rosa (perto da ACDD e do Gramadão da Vila A)
Entrada: R$ 10 + um quilo de alimento