Ong gerenciada por brasileiro, nos EUA, obtém status consultivo especial junto às Nações Unidas 

WhatsApp
Facebook
Crianças e adolescentes de Connecticut levadas pelo The Silo para Concerto de Gala da New York Pop Orkestra fundada por Skitch Hederson no Carnegie Hall Foto Edilma DDuarte

A organização desenvolve e apoia projetos que seguem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU que  são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Organização não governamental, sem fins lucrativos, The Silo (também conhecido como Hunt Hill Farm Inc), criada em 2003, por Ruth e Skitch Henderson, em Northville, no estado de Connecticut (EUA), acaba de receber a confirmação de seu credenciamento junto ao Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da ONU-Organização das Nações Unidas.  A ONG obteve o Status Consultivo Especial.    

Em um universo de milhões de organizações não governamentais espalhadas em todo o planeta -e milhares dessas apresentando anualmente candidatura, na expectativa de obter Status Consultivo junto às Nações Unidas-, The Silo foi uma das selecionadas na última reunião do comitê, realizada no dia  21 de julho. A confirmação oficial ocorreu nesta segunda-feira, 8 de agosto.

Atualmente apenas 4.046  ONGs têm status consultivo junto ao Ecosoc.

O que isto significa 

O Status Consultivo, regulamentado pela ONU em 1996, permite  a organizações da sociedade civil (ONGs), como The Silo,  participação em diferentes processos no sistema ONU. Também podem assistir a conferências e outros eventos internacionais e nestes apresentar declarações escritas e orais; organizar eventos paralelos; ter acesso às instalações das Nações Unidas e beneficiarem-se de oportunidades para estabelecer contatos e criar redes sociais com outras instituições. As ONGs credenciadas pelo Ecosoc podem ainda participar de outros fóruns de discussão da ONU, entre eles, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável. 

Benefícios  

Com o Status Consultivo Especial, The Silo poderá participar de reuniões intergovernamentais das Nações Unidas, além de  ter acesso a outras organizações que apoiam projetos semelhantes aos que vêm sendo propostos  e executados pelo  atual diretor-presidente do The Silo, o brasileiro Alessandro Piovezanh. 

Presente de aniversário

Para o gestor do legado dos Hendersons, que vem mantendo uma agenda de eventos e ações que dão continuidade a projetos do casal, além de trazer propostas inovadoras, esse Status Consultivo em 2022, ano em que que se comemora o cinquentenário do  Silo, chega como ´um presente divino´. 

“Isto contribuirá enormemente tanto no processo de preservação do legado de Ruth e Skitch Henderson que chegaram a este lugar em 1968; criaram uma galeria de arte e uma escola de culinária em 1972, e, em 2003,  fundaram a  ONG para abrigar projetos sociais, quanto na implantação de programas  que irão beneficiar  as novas  gerações. Outro fator importante é a possibilidade de nossos projetos serem replicados em outros países, mundo afora”, avaliou.

Emprego do futuro 

Piovezanh disse ainda que o Status Consultivo irá ajudar a alavancar propostas voltadas para crianças e adolescentes, que já estão prontas para serem implantadas.  

Como se sabe, a quarta revolução industrial, também conhecida como  revolução 4.0  ou digital, mais veloz, de grande alcance e impacto nos sistemas ,promove   

mudanças sensíveis na sociedade como um todo e no mercado de trabalho. Os efeitos dessa revolução já são experimentados em todo o mundo.   Estudos recentes mostram que até 2025 um quarto dos empregos atuais deverá ser substituído por softwares ou robôs, o que significa que muitas das profissões estão fadadas a desaparecer. Partindo dessa perspectiva, Piovezanh dá um passo à frente  e insere a questão do emprego do futuro entre as prioridades do Silo.  

“Iniciamos pesquisas, buscamos parcerias, uma delas, inclusive, no Brasil, mais precisamente no  estado do Paraná. Estamos nos preparando para implementar nosso primeiro curso nessa direção”, adiantou.

Ecosoc

O Conselho Econômico e Social (ECOSOC) cordena o trabalho das 14 agências  especializadas da ONU; dez comissões funcionais  e cinco comissoes regionais; recebe relatórios de nove fundos da ONU e ainda, emite recomendações de políticas ao sistema das Nações Unidas e aos Estados Membros.

O alcance do ECOSOC se estende por mais de 70 por cento dos recursos humanos e financeiros de todo o sistema das Nações Unidas.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *