Nova frente fria faz temperatura despencar em Foz

WhatsApp
Facebook
Foto: Ana Tigrinho/AEN

A chegada de uma nova frente fria, que se estabeleceu sobre o Paraná na madrugada dessa sexta-feira (19), fez a temperatura despencar em Foz do Iguaçu e região. O dia, que amanheceu na casa dos 6°C, não deve ultrapassar hoje os 14°C, com sensação térmica ainda menor.

O frio, considerado intenso para o Oeste, deve permanecer pelos próximos dias na fronteira. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o sábado deve registrar mínima de 7°C. Os serviços do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Clima Tempo preveem ainda mais “gelo”, com mínima de 4°C. A máxima não deve passar dos 18°C.

As manhãs devem seguir com baixas temperaturas durante a semana, mas um pouco mais amenas a partir de segunda-feira (22). A chuva, que foi intensa nos últimos dias deve dar trégua em boa parte do estado, mas há risco de geada e de neblina para algumas regiões.

“O frio se estabelece a partir de hoje sobre o Paraná, mas a partir de domingo já fica menos rigoroso. Mesmo assim, a elevação das temperaturas deve ser discreta. Na segunda-feira já ocorre uma amplitude térmica mais expressiva, porém ainda há possibilidade de oscilações”, explicou o meteorologista do Simepar, Reinaldo Olmar Kneib.

A umidade do ar e o frio pode causar intensa neblina, fenômeno registrado com frequência em Foz. Por conta da baixa visibilidade que o nevoeiro provoca, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta na tarde de quinta-feira (18) para o risco de acidentes na BR-277 e demais rodovias da região.

“Ao perceber os primeiros sinais de neblina o motorista deve reduzir gradualmente a velocidade e manter aceso o farol baixo, mesmo durante o dia, e se veículo estiver equipado com luzes de neblina, acender também os faróis de neblina dianteiros e a luz de neblina traseira. Nunca, em hipótese alguma, deve-se ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento dentro da neblina, isso pode confundir outros motoristas e causar acidentes”, explicou a PRF.

Para deixar equipes de segurança e moradores em atenção, o Inmet emitiu um alerta laranja para queda brusca de temperatura no Oeste do Paraná, com extensão até as 23h desta sexta-feira. Estes boletins servem para que as pessoas possam proteger animais domésticos e para que as equipes de Assistência Social ampliem os serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua.

Anomalia positiva de chuva

Diferentemente do registrado em julho, agosto já apresenta anomalia positiva de chuva em quase todas as regiões paranaenses nessa primeira quinzena. Na verdade, em quase todos os municípios das regiões Sudoeste, Centro, Campos Gerais, Sul e Leste, as anomalias positivas são expressivas.

A temperatura média vai seguir a climatologia para esta época do ano até o final do inverno, com previsão de vários dias consecutivos com frio intenso, temperaturas negativas nas regiões Sul, Sudoeste, Central, Campos Gerais e pontos da Região Metropolitana de Curitiba e do Oeste, além de geadas amplas. A formação de nevoeiros também será frequente no decorrer da estação.

Tornado

A passagem de um tornado em San Joaquin, cidade localizada no Paraguai há cerca de 208 quilômetros de Foz, causou estragos e deixou pelo menos três pessoas feridas. Os danos maiores ocorreram em plantações, mas diversas famílias precisaram de auxilio com lonas para cobrir as casas que foram destelhadas.

Em Foz não há risco de tornado, mas a previsão dos institutos de monitoramento aponta a ocorrência de ventos fortes, entre 40 e 50 km/h. Para evitar acidentes é importante não permanecer embaixo de árvores e ficar longe de placas ou outros objetos de possam ser arremessados.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *