O ex-juiz da Lava Jato lançou sua pré-candidatura em 12 de julho, ante os oito anos de campanha do senador
O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) está em crescimento e já aparece em um empate técnico com o senador Alvaro Dias (Podemos), na disputa pela única vaga do Paraná no Senado Federal, no próximo dia 2 de outubro. A afirmação tem como base o último levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (6).
No cenário estimulado, quando o pesquisado tem acesso a lista de candidatos, Moro tem 27,2%. Dentro da margem de erro, que é de 2,7%, o ex-juiz pode chegar a 29,9% das intenções de voto. Alvaro tem 31,7% e pode cair para 29%. Num terceiro lugar distante vem Paulo Martins (PL), com 11,4%. As informações são de Plenário do Povo
Veja também
- Tribunal cria grupo de trabalho contra a violência política nas eleições
- Receita Federal recebe quase 2 milhões de declarações do ITR
O jornal Hoje Paraná apontou, em análise dos números do instituto, que “a disputa está apertada entre Alvaro Dias e o ex-juiz Sergio Moro”. O ex-governador Orlando Pessuti tem 3%, em empate técnico com Rosane Ferreira (PV) e Aline Sleutjes (Pros), com 2,6% e 2,4%, respectivamente. Os demais candidatos somaram 1,6%.
Espontânea
O empate técnico entre Moro e Alvaro se repete na espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados. Moro tem 9,4%, mas pode chegar a 12,1% das intenções de votos, dentro da margem de erro. Alvaro aparece com 11,2%, mas pode cair para 8,5%. O índice de eleitores indecisos chega a 68,1%.
O Paraná Pesquisas ouviu pessoalmente, de 31 de agosto a 5 de setembro, 1.410 eleitores com 16 anos ou mais em 62 municípios. O nível de confiança é de 95,0%, para uma margem de erro estimada em 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-09990/2022.