Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência seguirá até dezembro com encontros semanais entre policiais militares e alunos dos quintos anos
Teve início nesta terça-feira (27) o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) nas escolas Najla Barakat, Cândido Portinari e Professora Lucia Marlene Nieradka.
Até o começo de dezembro, alunos das turmas de quintos anos terão encontros semanais com policiais militares, onde serão desenvolvidas atividades interativas sobre a prevenção ao uso de drogas e o combate à violência.
Veja também
- Famílias destacam trabalho de inclusão nas unidades de ensino do município de Foz
- Setembro Amarelo em Foz termina sexta (30) com roda de conversa na Guarda Municipal
Nesta retomada, os alunos conheceram a metodologia do programa, os materiais utilizados, as atribuições e responsabilidades de um policial militar. “O primeiro encontro foi muito produtivo. Fizemos uma apresentação sobre o PROERD e falamos sobre nossas responsabilidades enquanto policiais para com a comunidade e a responsabilidade dos alunos com os colegas e eles mesmos”, explica a educadora social e cabo da Polícia Militar Nilma Rezende.
Durante o encontro, também foi apresentado o modelo de tomada de decisão, que ensina os estudantes a resolverem problemas e avaliarem as atitudes. “Fizemos a introdução ao método que ensina a criança a definir um problema e a tomar a decisão correta. Oferecemos as opções e eles fazem as escolhas e avaliações. São situações que eles podem se deparar no dia a dia e habilidades que levarão para a vida”, afirma à policial.
O PROERD é desenvolvido desde 2001 no município, mas foi paralisado por conta da pandemia da Covid-19 e está sendo retomado agora. Os policiais que ministram as aulas são voluntários e devidamente treinados para a realização das atividades.
Ao final do curso, os estudantes passam pela formatura, onde recebem certificados de participação e assumem o compromisso de manterem uma vida saudável, longe das drogas e da violência.