Foz fará nova campanha de vacinação para crianças e adolescentes neste sábado

WhatsApp
Facebook

Cobertura vacinal contra a paralisia infantil está baixa no município, com apenas 50% das crianças de 1 a 4 anos imunizadas; ação em parceria com os clubes de Rotary acontece das 9h às 15h

A Unidade Básica de Saúde do Jardim América, localizada na Rua Di Cavalcanti, estará aberta neste sábado (08), das 9h às 15h, para a vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, como foco na imunização contra a paralisia infantil de crianças de 1 a 4 anos.

A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com os clubes de Rotary e visa ampliar as coberturas vacinais do público infantil, que estão em queda desde a pandemia.

Além de atualizar a carteirinha de vacinação, as crianças poderão se divertir com o Zé Gotinha, na cama elástica e nos brinquedos infláveis que serão montados pelo Rotary. Também haverá distribuição de pipoca, algodão doce e gelinho.

Veja também

Esta é a segunda mobilização realizada em parceria com o Rotary, e outras três estão previstas até o final do ano, sempre aos finais de semana, para facilitar o acesso das famílias às unidades de saúde. Durante a semana, as Unidades Básicas continuam abertas para a vacinação.

“No mês passado, fizemos a ação no Jardim São Paulo II, onde mais de 450 doses de doses foram aplicadas. A ação acontecerá em todos os cinco distritos da cidade para incentivar a adesão dos moradores”, enfatiza a secretária da saúde, Jaqueline Tontini.

Paralisia Infantil

A maior preocupação do município está na cobertura vacinal contra a Poliomielite, que está em apenas 50,43% do público alvo. Das 17.917 crianças de 1 a 4 anos que precisam ser vacinadas, apenas 9.035 foram imunizadas até agora.

O Brasil está livre da doença desde os anos 90, mas com as baixas coberturas, o risco de reintrodução do poliovírus é grande e preocupa as autoridades em saúde. “Muitos pais não viram como foi a poliomielite no Brasil, então pode haver o pensamento de que a doença não exista”, explica a coordenadora do Programa de Imunização, Adriana Izuka.

Segundo ela, o município sempre atingiu as metas de vacinação, de 95%, mas desde a pandemia a cobertura vacinal vem caindo. “Precisamos vacinar as crianças para que a paralisia não volte. Quando temos uma população imunizada, conseguimos proteger o restante, mas com uma redução na cobertura, a preocupação é grande”, afirma.

Com a queda das coberturas vacinais, 28 países voltaram a registrar a doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Brasil, Argentina e Paraguai são países considerados de alto risco para a doença.

Vacinação no Parque Nacional

Paralelo à ação na UBS do Jardim América, haverá a vacinação para trabalhadores do Parque Nacional do Iguaçu neste sábado (08). As equipes da Secretaria da Saúde estarão na unidade de conservação das 8h às 13h para atualização de todas as vacinas previstas no calendário. Na semana passada, os trabalhadores do Marco das Três Fronteiras foram vacinados.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *