Câmara de Foz reconhece atuação do Sinprefi em prol de profissionais da educação

WhatsApp
Facebook

Um reconhecimento aos profissionais da educação do município, que lutaram muito pelos seus direitos no contexto do Sindicato, na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, durante sessão ordinária, foi entregue uma moção de aplauso (11/2022) ao Sindicato dos professores e profissionais da educação da rede pública municipal de ensino. A sessão foi presidida pelo 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC).

A vereadora Yasmin Hachem (MDB), proponente da honraria, pontuou: “Sindicatos são organizações que representam os direitos dos trabalhadores e é inegável o que o Sinprefi representa. Homenagear o Sinprefi é a forma que temos de agradecer à instituição e aos profissionais pela luta, que não começou somente na criação do sindicato”.

Durante a homenagem, foi exibido um vídeo com relatos de profissionais da área que participaram e ajudaram a fundar o sindicato. Professora Maria Rice, uma das fundadoras do Sinprefi. Em 2010 foi eleita a primeira diretoria do Sinprefi. Uma das principais lutas foi pelo plano de carreira dos professores, a lei municipal 4.245/2014. Embora tenha sido aprovado não foi implementado, então em 2015 houve uma greve geral dos profissionais do magistério do município.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) também ponderou: “Eu presenciei muito dessa luta. Eu lembro de um domingo chuvoso, em que eu li 80 páginas do projeto. Eu olho para as caras dos professores e lembro da história. Foram dias de luta, difíceis e lembro também de quando estávamos acompanhando e apoiando a greve”.

A professora Viviane Jara Benitez também pontuou: “esse é um momento de muita alegria e emoção para nós do Sinprefi, mas também falo em nome de uma categoria de mais de 3 mil pessoas. Esse é um local que abriga nossas lutas e também presencia nossas conquistas. Receber hoje essa homenagem em um momento em que existe uma marginalização dos sindicatos é muito importante”. A professora Marli Maraschin, ex-diretora do sindicato, também pontuou: “se não for a garra de um líder puxando a turma, ela não vai. De missão em missão vamos conquistando vitórias, porque não existem vitória sem lutas”.

Uma das fundadoras do Sinprefi, professora Maria Rice, memorou: “quando estávamos acampados na greve, uma pessoa muito importante foi o Vitorassi, que colaborou. Lembrando do início do sindicato, memoro que eu e os demais fomos as raízes. Hoje estamos aí com um sindicato forte. Espero que essa gestão o faça cada vez mais forte, porque precisamos de pessoa decidida e brava suficiente para que façamos nossos professores, suas famílias e demais trabalhadores da educação felizes”. O 1º vice-presidente da Casa, Valdir de Souza (PSC), finalizou: “Recebam nossos parabéns pelo compromisso e responsabilidade de sempre.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *