Turismo já vive um novo ciclo em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Foto: Halisson Kock/Cataratas do Iguaçu S.A.

Prefeito espera chegar a três milhões de visitantes em menos de cinco anos na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina

A visitação do Parque Nacional do Iguaçu, que chegou a um milhão de pessoas no último final de semana, a ampliação dos voos no aeroporto internacional e a ocupação hotéis acima dos 80% nos feriados são mais do que evidências, segundo o prefeito Chico Brasileiro, de que o turismo na tríplice fronteira já vive um novo ciclo econômico impulsionado após a pandemia.

“Na minha opinião e na opinião de empresários do setor, Foz já recebeu mais de um milhão de visitantes, já que turismo rodoviário ainda não é mensurado”, disse Chico Brasileiro.

A estimativa da concessionária do parque nacional é receber mais de 1,4 milhão de visitantes até o final de 2022. O movimento deste ano chega a 78% ao registrado em 2019, período anterior à pandemia e ano de melhor visitação da história. Na Itaipu Binacional, esse porcentual chega a 65% (292 mil visitas).

Veja também

No ano de 2019, o Parque superou pela primeira vez a marca de 2 milhões de visitantes. “É uma recuperação fantástica e com os novos empreendimentos, obras e ações, poderemos antecipar para cinco anos em chegar a marca de três milhões de visitantes”, disse o prefeito, que destacou ainda que a nova concessionária deve começar as novas obras no interior do parque após o final do ano, com um investimento previsto de R$ 500 milhões em cinco anos.

“Estamos com uma agenda bem movimentada com quase 40 eventos nestes últimos dias de outubro e novembro, um feriado nacional prolongado, além das programações de Natal e do Ano Novo, que atraem milhares de visitantes para Foz do Iguaçu”, disse Chico Brasileiro. “Estudos indicam que nossa movimentação turística deverá ser normalizada nos primeiros meses do ano que vem”, espera.

Outros atrativos

Chico Brasileiro lembra que a movimentação de turistas não está restrita às Cataratas do Iguaçu e outros atrativos já consolidados como a Itaipu Binacional, o Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves. “Hoje, temos pelos menos mais quatro atrativos (Museu de Cera, Moviecars, Yup Star – Roda Gigante, lojas francas), além das compras no Paraguai e a visita em Puerto Iguazú (Argentina)”.

Os novos atrativos ainda não quantificam o número de visitantes e, no próximo ano, Foz terá um novo cartão postal com a Ponte de Integração e um aquário de água doce (investimento de R$ 100 milhões). “Teremos mais empreendimentos e mais atrações turísticas, o que deve potencializar as visitas estrangeiras, em especial às dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile)”.

Ocupação

O bom desempenho dos atrativos, reflete na ocupação dos cerca de 28 mil leitos de hotéis, resorts, pousadas e hostels, afirma Brasileiro. “Para o feriado do Dia da Padroeira e do Dia das Crianças, que cai na quarta-feira (12), nossos hotéis já tem mais de 72% das camas reservadas. Muitos estão com quase 100% de reservas para o final do ano”, apontou.

A volta dos eventos tem sido um fator preponderante para garantir a movimentação nos atrativos e ocupação da rede hoteleira, na sazonalidade dos períodos de baixa temporada. Até o final do ano, estão previstas mais 40 atividades de pequeno, médio e grande porte, informa Chico Brasileiro.

“Agora para novembro, teremos dois grandes eventos, cada um com perspectiva de atrair até cinco mil pessoas em Foz do Iguaçu”, disse. O prefeito se referia ao Congresso da Faciap e ao Governo 5.0, organizado pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e Sebrae.

No próximo mês ocorrem dois feriados nacionais. O primeiro, Dia de Finados (2 de novembro), cai numa quarta-feira, o que não contribui substancialmente para o turismo. Já o segundo, Dia de Proclamação da República (15 de novembro), cai numa terça-feira, o que abre a possibilidade dos turistas prolongarem por mais dois dias a permanência no Destino Iguaçu.

O último feriado do ano, o Natal (25 de dezembro), cairá num domingo. No entanto, durante o mês é realizada a programação natalina, movimentando a população local e moradores dos municípios vizinhos. Para fechar o ano, os grandes hotéis de Foz do Iguaçu promovem o tradicional Réveillon, um dos mais concorridos do Paraná e do Brasil.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *