O custo das cirurgias foi estimado em R$8.773.007,31 e será pago com recursos próprios municipais
A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou o processo para contratação de hospitais privados que deverão realizar 3.530 cirurgias eletivas de média complexidade, nas especialidades de proctologia, urologia e ortopedia. Os procedimentos serão integralmente custeados pelo município.
O edital foi publicado no último dia 20 (Chamada Pública 002/2022) e, para habilitação, os interessados deverão estar instalados num raio de 80 km de Foz do Iguaçu. O custo dessas cirurgias foi estimado em R$ 8.773.007,31 que será integralmente pago com recursos próprios municipais. O prazo é de um ano, prorrogável por igual período.
Veja também
- Prefeitura de Foz credencia hospitais privados para realizar 3.530 cirurgias
- Pacientes que faltam às consultas agendadas causam prejuízos ao atendimento no CEO em Foz
Com a decisão, o prefeito Chico Brasileiro espera dissolver os gargalos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que atende todos os municípios da 9ª Regional de Saúde, além das urgências e emergências da população flutuante da tríplice fronteira. As três especialidades foram indicadas em razão da ausência de profissionais credenciados nas respectivas áreas e, ainda, por maior demanda.
“As filas na saúde pública são contínuas e crescentes”, disse o prefeito. “Ficamos dois anos sem realizar os procedimentos eletivos e todos os dias entram novos pacientes nessa lista. A população precisa de uma resposta e o município vai arcar com esse custo, enquanto busca recursos dos governos estadual e federal, além do credenciamento de novos especialistas para a rede municipal”.
A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Tontini, disse que mesmo o Município retomando os procedimentos em agosto do ano passado, o processo é lento em razão das demandas diárias do Hospital Municipal. “Foi uma decisão pontual do prefeito Chico Brasileiro e necessária nesse período pós-pandemia. Com o credenciamento de prestadores privados, pretendemos reduzir o tempo de espera desses pacientes”, concluiu.
Contratação
A proposta passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saúde (Comus), no início do mês. Os custos estipulados são fixos e a contratação se dará por inexigibilidade de licitação, em razão dos valores previamente estabelecidos.
Serão realizadas 2.411 intervenções cirúrgicas da área de ortopedia de média complexidade, 216 de proctologia e 903 procedimentos urológicos. Também deverão ser ofertadas pelo prestador, 7.233 consultas pré e pós-operatórias, suporte para Unidades de Terapia Intensiva, medicamentos, órteses, próteses e matérias especiais.
Interessados devem enviar ou protocolar os documentos na Secretaria Municipal da Saúde, na Avenida Brasil, 1637. Informações e esclarecimentos poderão ser requeridos por escrito junto à Comissão Especial de Licitação, no mesmo endereço ou pelo telefone (45) 2105-1150, das 07h30 às 13h30.