Quase 30 adolescentes foram atendidos após participarem das rodas de conversa promovidas nas escolas durante o Setembro Amarelo
O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) abriu as portas da instituição para oferecer atendimentos psiquiátricos a crianças e adolescentes de Foz do Iguaçu no sábado (30), em uma ação organizada após a campanha do Setembro Amarelo. Cerca de 30 pacientes foram atendidos pela equipe multiprofissional de saúde mental do município.
Conforme conta Camila Viviane Lui, coordenadora do CAPSi, a procura por atendimento aumentou após as rodas de conversa realizadas nas escolas durante a programação do Setembro Amarelo, mês que marca a prevenção ao suicídio.
O encontro nas escolas buscou ouvir os adolescentes sobre a temática, além de apresentar a rede de atendimento em saúde mental oferecida gratuitamente pelo SUS, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
“Isso mostra como falar sobre o assunto pode ser positivo. Em grande maioria foram adolescentes que se identificaram com ideações suicidas e buscaram ajuda imediata, por isso prontamente oferecemos os serviços disponíveis no município para oferecer esse acompanhamento”, disse.
Todos os atendidos passarão por acompanhamento no Caps Infantil. A Diretoria de Saúde Mental estuda ainda a possibilidade de uma nova edição da iniciativa, para acolher e acompanhar novos interessados.