O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD) assinou nesta quarta-feira (26) decreto que determina a gratuidade do transporte coletivo no próximo domingo (30), segundo turno das eleições. Todas as linhas de ônibus do transporte coletivo urbano da cidade terão acesso liberado à população entre às 7h e às 18h.
Com a decisão, já são cinco grandes cidades do Paraná que garantem a gratuidade do transporte coletivo no dia 30 de outubro: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz e Araucária.
Veja também
- PF recebe, em Foz, brasileiro extraditado do Paraguai acusado de homicídio
- Unidades de Saúde de Foz estarão fechadas na sexta-feira (28), Dia do Servidor
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou na terça-feira, 25, instrução para garantir que estados e municípios possam oferecer transporte público gratuito aos eleitores no domingo. Governadores e prefeitos que decidirem ofertar transporte público não poderão sofrer punições. Além disso, poderão ser oferecidas linhas especiais para locais de longa distância, com contratação de ônibus escolares.
A decisão considera ainda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o poder público de todo o país a oferecer o benefício.
Em Foz do Iguaçu, além da gratuidade, os ônibus estarão operando com a tabela de sábado, com um maior número de veículos do que o habitual.”Nossa intenção ao facilitar o deslocamento da população aos locais de votação é garantir o seu direito à cidadania, ao voto, e fortalecer o processo democrático”, disse Chico Brasileiro.