PGR parabeniza Luiz Inácio Lula da Silva por vitória em eleição presidencial

WhatsApp
Facebook
Foto: Leobark/Secom/MPF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, parabenizou, na noite deste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais de 2022. O PGR também parabenizou o presidente da República Jair Bolsonaro, pela participação na disputa democrática. Três horas após o término da votação, e com quase 99% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito matematicamente presidente do Brasil, com mais de 50% dos votos dos eleitores.

O Ministério Público Eleitoral participou ativamente de todas as etapas do processo. No segundo turno, houve atuação relacionada a derrame de santinhos, propaganda na internet, propagação de notícias falsas, registro de votos pelos eleitores por celular, coação eleitoral e ocorrências relacionadas a operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os promotores e procuradores regionais eleitorais atuaram para prevenir e coibir irregularidades que pudessem afetar a livre escolha dos eleitores em todo o país. Entre o primeiro e o segundo turno, o MP Eleitoral enviou ao Tribunal Superior Eleitoral mais de 200 manifestações por semana.

Veja também

Ao todo, 4,5 mil membros do MP Eleitoral participaram da fiscalização dos dois turnos das eleições, com o apoio de quase 5 mil servidores. Em todo o país, 45 mil processos foram registrados no sistema do MPF relativos às Eleições 2022, para atuação do órgão na Justiça Eleitoral, seja como parte ou emitindo parecer. A maior parte deles (67%) se refere a registro de candidatura, mas há também casos envolvendo divulgação de notícias falsas, direito de resposta e prestação de contas, entre outros. Do total de ações, 8,4 mil foram relativas a irregularidades em propaganda eleitoral. Apenas este ano, o MPF enviou 70 mil manifestações à Justiça de todo o país.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *