Ana Júlia é a mais jovem a assumir como deputada no Paraná

unnamed 17 1

A jovem traz para bancada a experiência do Movimento estudantil

Parlamentar mais jovem na história da Assembleia Legislativa do Paraná, a curitibana Ana Júlia Ribeiro (PT) carrega a responsabilidade dos 51.845 votos que recebeu em 389 municípios paranaenses. Aos 22 anos, ela iniciou na política estudantil como representante dos estudantes secundaristas do estado.

Com a experiência de ter sido suplente de vereadora em Curitiba e ter assumido uma cadeira na Câmara Municipal por um mês, a deputada eleita pretende fazer da educação sua principal frente de atuação. “Nosso principal foco será na defesa da escola pública e no diálogo com o povo, uma característica do Poder Legislativo”, diz.

Veja também

Essa proximidade com o movimento estudantil e com a população jovem deverá nortear seu trabalho na Assembleia Legislativa. “A defesa da educação parte da visão dos estudantes, de como está a vida deles nas escolas, sua perspectiva com o futuro e o mercado de trabalho. Esta bagagem será muito presente”.

“Uma das principais pautas é a participação da juventude na política e a condição dela estar nos espaços de decisão e de poder”, fala a parlamentar eleita. “Foi uma eleição muito difícil, com muitos desafios. Estou muito contente com a quantidade de gente que alcançamos e confiante de que faremos um mandato atuante e combativo”, destaca.

Ana Júlia atualmente cursa o nono período de Direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC), além do curso de Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), ambos em Curitiba. Ela integrará a legislatura com o maior número de mulheres na história da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2014, a deputada Maria Victoria (PP) também foi eleita com 22 anos, mas tomou posse em 1º de fevereiro de 2015, com 23 anos.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz