Podem receber o imunizante aqueles que tomaram a última dose há pelo menos quatro meses; em Foz, apenas 32% do público alvo recebeu a segunda dose de reforço
A partir desta sexta-feira (11), estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu a quarta dose (ou segunda dose de reforço) contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos que tenham recebido a última vacina há pelo menos quatro meses.
A mudança na faixa etária (antes liberada apenas para 40 anos) foi determinada pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e a Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, que considerou a recente identificação da variante da Ômicron e o aumento de casos da doença nos Estados Unidos e países da Europa.
Veja também
- Comitê Gestor de Foz do Iguaçu conquista Prêmio Selo Ouro do Sebrae
- Com controle de casos da Covid-19, uso de máscara deixa de ser obrigatório nos serviços de saúde em Foz
A preocupação também é grande com o número de faltantes. O Paraná apresenta 5,2 milhões de pessoas na faixa etária acima de 12 anos que são consideradas faltosas em relação à primeira dose de reforço e 2,6 milhões de pessoas acima de 40 anos faltosas com a segunda dose de reforço.
Em Foz do Iguaçu, apesar de 115% da população ter tomado as duas doses da vacina, apenas 62% fez o primeiro reforço e somente 32% recebeu o segundo reforço.
Conforme explicou a secretária de saúde, Jaqueline Tontini, as doses serão aplicadas conforme a disponibilidade das UBSs em pessoas com 18 anos ou mais, independentemente da marca da vacina administrada anteriormente.
“A vacina contra a Covid permanece como a forma mais eficaz na prevenção da doença. Com a autorização da SESA, iniciamos amanhã (11) esta nova etapa da vacinação e convocamos os moradores a buscarem esse reforço na unidade mais próxima”, orientou.