No maior programa de pavimentação da história da cidade, foram investidos mais de R$ 190 milhões, dando soluções a demandas antigas da população
Desde quando assumiu a Prefeitura de Foz do Iguaçu, em 2017, o prefeito Chico Brasileiro deu início ao maior programa de pavimentação da história do município. Em cinco anos, foram feitos mais de 450 km de asfaltamento, o equivalente à distância aproximada entre Foz e Paranavaí.
As obras de pavimentação começaram efetivamente em 2018, levando a todas as regiões da cidade as melhorias esperadas há décadas pelos moradores. Até agora, foram executados serviços em 140 bairros. Além dos trabalhos em ruas que ainda não eram pavimentadas, o programa inclui também o recape asfáltico das vias de maior movimentação de veículos, que necessitam de manutenção periódica.
Veja também
- Catuaí Palladium promove a chegada do Papai Noel neste sábado em Foz
- Governo promove mutirão com mais de 380 vagas em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira
Foram executados pela Prefeitura Municipal, de 2018 até novembro deste ano, 455,72 quilômetros de asfaltamento. As melhorias atendem a solicitações dos moradores feitas, principalmente, por meio da Central 156, o principal canal de comunicação entre a administração municipal e a população.
“A população já consegue perceber mudanças em toda a cidade, beneficiando o trânsito de veículos, mas, sobretudo, garantindo uma melhor qualidade de vida e ainda possibilitando a valorização dos bairros. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas seguimos nos empenhando para atender a todas as solicitações”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.
Tipos de asfalto
A Secretaria Municipal de Obras atua com duas frentes de trabalho para a pavimentação. Em uma delas, as equipes utilizam o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), produzido na Usina Municipal de Asfalto, inaugurada pela gestão em junho de 2018.
Outro material aplicado para o asfaltamento é o PMF (Pré-misturado a frio), mistura executada a temperatura ambiente, composta de agregado mineral e ligante asfáltico, espalhada e compactada a frio.
O investimento nas duas frentes de trabalho passa de R$ 190 milhões. “Esses trabalhos exigem um tempo de cura do material para que a pavimentação possa ter mais qualidade e durabilidade, por isso sempre pedimos que os moradores respeitem as sinalizações de trânsito durante as obras”, afirmou o secretário municipal de Obras, Cézar Furlan. Ele explicou ainda que, pelo mesmo motivo, os serviços do programa de pavimentação são prejudicados com o mau tempo. “Por isso, muitas vezes os cronogramas acabam tendo um atraso, uma vez que as condições precisam estar adequadas para as equipes atuarem”.
Em andamento
Atualmente, as equipes da Secretaria Municipal de Obras estão trabalhando no Jardim Lancaster. Já estão na programação serviços nos bairros Vila Yolanda, AKLP, Cidade Nova, Porto Belo, Campos do Iguaçu, entre outros. Também será feito o recape de importantes avenidas como a Iguaçu, Felipe Wandscheer, Florianópolis, Gramado e Airton Senna.