A IX edição do evento acontece nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), na Paróquia Divino Espírito Santo
Entre os principais temas da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) em Foz do Iguaçu, estão os efeitos da pandemia da covid-19 e as violações dos direitos desse público.
O evento reúne adolescentes e autoridades envolvidas com a temática e acontece no salão da Paróquia Divino Espírito Santo, no Porto Meira. A conferência é feita a cada dois anos, com o objetivo de avaliar e propor novas políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.
Veja também
- Foz do Iguaçu é sede do Fórum Estadual Extraordinário da Undime
- Vereadores mirins, do projeto Parlamento Jovem, são empossados pela Câmara de Foz
“É o momento de entender como as políticas públicas foram deixadas de ser executadas, os recursos foram deixados de serem enviados aos municípios, de que forma isso afetou a proteção social e a proteção integral da criança e do adolescente”, o secretário municipal de Assistência Social, Elias de Souza Oliveira.
O secretário explicou, ainda, que durante a conferência será feito um balanço das ações atualmente desenvolvidas. “Vamos propor novas orientações e políticas públicas, procurando discutir mecanismos que garantam a proteção integral e a garantia de direitos, por meio de setores como educação, saúde, entre outros”, complementou.
Para a juíza titular da Vara da Infância e Juventude de Foz do Iguaçu, Luciana Assad, o momento é essencial para pensar em novas agendas políticas, e contar com a participação dos adolescentes fortalece ainda mais o debate, já que são protagonistas do tema.
“Precisamos desenvolver novas propostas, pensar no futuro de maneiras que possamos desenvolver e implantar na prática para que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos”, afirmou.
Participam da IX Conferência Municipal, adolescentes e toda a rede socioassistencial do município, além de todos os serviços que atendem o público em Foz do Iguaçu.
Calendário nacional
A IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente faz parte do calendário oficial nacional, e acontece em diversos municípios do país.
Foz do Iguaçu se tornou protagonista e referência no tema, garantindo as políticas públicas e realizando os serviços e ampliando ações, mesmo durante a pandemia. A conferência segue até sexta-feira, 18, no auditório da Paróquia Divino Espírito Santo, no Porto Meira, com início às 09h e término às 17h30.