Em 2023 a cidade irá sediar a celebração de encerramento do Ano Novo Chinês, além de receber o Instituto Confúcio, que promove o intercâmbio entre as nações
O prefeito Chico Brasileiro recebeu na sexta-feira (25), a visita do ministro conselheiro da Embaixada da República Popular da China no Brasil, Shu Jianping, para uma conversa sobre parcerias entre os governos na realização de projetos de valorização e propagação da cultura chinesa em Foz do Iguaçu.
Entre os frutos dessa parceria, estará a realização de uma nova edição da festa de encerramento do Ano Novo Chinês, no dia 5 de fevereiro de 2023. Em 2020, a cidade recebeu as celebrações da festa mais importante do País.
“A comunidade chinesa é muito presente em nossa cidade e queremos seguir mostrando todo o nosso acolhimento. Uma festa cultural como essa é marcante tanto para a comunidade como para os moradores, que terão mais contato com essa rica cultura”, disse Chico Brasileiro.
Veja também
- Câmara de Foz empossa Marcio Rosa (PSD) no cargo de vereador
- CRAM recebe veículo adquirido com recurso de emenda impositiva da Câmara de Foz
“Ficamos felizes por uma cidade tão importante do Brasil sempre receber e apoiar os projetos voltados para a cultura chinesa. Foz simboliza a bela amizade que existe entre os dois países, por isso temos a certeza de que grandes projetos nascerão”, destacou Jianping.
A visita foi organizada pela Diretoria de Assuntos Internacionais, que trouxe para Foz do Iguaçu a primeira visita oficial da embaixada chinesa no Brasil pós-pandemia, ressalta o diretor do setor, Jihad Abu Ali.
Também estiveram presentes o conselheiro da Embaixada, Zhiwei Wang, o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, e Lourenço Kurten, secretário interino de Turismo e Projetos Estratégicos.
Instituto Confúcio
Os representantes da embaixada também vieram até a cidade para alinhar, em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) e Prefeitura, a instalação do Instituto Confúcio.
A organização, vinculada a uma universidade, permite a promoção da língua e cultura da China, promovendo o intercâmbio entre as diferentes nações. Todas as atividades do instituto são vinculadas ao Ministério da Educação chinês.
“Foz do Iguaçu está em uma posição muito privilegiada geograficamente. Aliado a isso, temos uma estrutura que permite a conversa direta com diversos países e conseguimos parcerias como essas, tão relevantes e essenciais para uma cidade tão multicultural”, completou Chico Brasileiro.
PMFI