Com um saldo positivo de 3.080 empregos criados neste ano, Foz do Iguaçu conquistou destaque entre as dez cidades mais promissoras do Paraná. A recuperação econômica do município vem ocorrendo de forma gradativa desde janeiro, com pequenas oscilações, mas nada que impeça a fronteira de fechar no azul com muitas oportunidades para diversas áreas.
Em outubro, último mês analisado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade criou 210 vagas com carteira assinada, ficando atrás apenas de Curitiba (+2.604), Londrina (+1.110), São José dos Pinhais (823), Toledo (674), Ponta Grossa (659), Pinhais (339), Pato Branco (225) e Colombo (223). Destaca o GDia
Durante todo o ano, o setor de serviços foi o que mais cresceu, continuando em grande destaque também em outubro. O departamento de alojamento e alimentação, que engloba a rede hoteleira, bares e restaurantes, foi o que mais contratou no último mês, com um total de 134 vagas ofertadas de forma direta. Entre janeiro e outubro foram 1.761 contratações.
Veja também
- Primeiro biodigestor do município de Foz entra em operação no Cmei Nídia Benitez
- PF prende duas mulheres por tráfico internacional de arma de fogo na rodoviária de Foz
Seguindo a linha, o segundo lugar é ocupado pelo comércio, tendo como destaque o departamento voltado à reparação de veículos automotores, que abriu 99 oportunidades no mês passado. Em todo o ano foram abertas 1.010 vagas.
Em parte, o resultado positivo é reflexo dos feriados prolongados, que movimentaram o turismo na Terra das Cataratas. A expectativa para as férias de dezembro e janeiro é bastante alta entre os empresários, que já deram início às contratações temporárias para garantir um bom atendimento.
Com investimento em decoração caprichada para o Natal e festas grandiosas, uma boa parcela dos hotéis da fronteira já está com inúmeras reservas. Bom para o turista, que pode se divertir com conforto e tranquilidade, e melhor ainda para os iguaçuenses, que tem mais vagas de trabalho disponíveis e oportunidade de crescimento.
O acumulado de empregos em Foz em 2022 é resultado de 31.268 contratações, frente a 28.188 desligamentos. No comparativo entre meses, a cidade começou o ano de forma positiva, com 281 contratações. Em fevereiro veio o primeiro salto, com 707 empregos gerados. Em março houve um declínio e a cidade perdeu 54 postos formais.
Entre abril e julho o município voltou a abrir vagas, mas de forma mais retraída. Nestes quatro meses respectivamente foram formalizadas um total de 603 contratações com carteira assinada. Em agosto, a recuperação de setores ganhou força e 683 postos formais foram abertos. Em setembro a situação foi parecida, com criação de 650 vagas.
Paraná avança
O Paraná teve saldo positivo de 10.525 empregos em outubro, o terceiro estado que mais gerou empregos no mês. Com o resultado, já soma 147.955 empregos gerados em 2022, se consolidando como o maior empregador da região Sul.
Cenário no Brasil
No Brasil, o saldo de empregos em outubro foi de 159.454 vagas, chegando a 2.320.252 postos de trabalho acumulados entre janeiro e setembro de 2022. Em todo o país, o salário médio de admissão em outubro foi de R$ 1.932.