Apreensão foi durante uma operação de combate aos assaltos na fila da Ponte Internacional da Amizade
A PRF apreendeu uma pistola, hoje (21), no município de Foz do Iguaçu (PR), km 729, da BR-277, por volta das 10h.
Durante uma operação de repressão aos roubos na fila de acesso à aduana da Ponte Internacional da Amizade (PIA), nas cercanias do bairro Jardim Jupira, a PRF prendeu em flagrante um homem, de 24 anos, o qual detinha irregularmente uma pistola de fabricação argentina, calibre 9mm.
A ocorrência foi direcionada à polícia judiciária estadual para os procedimentos pertinentes.
Redes Sociais
Nos últimos dias, há a circulação em redes sociais de vídeos sobre assaltos próximos da zona primária fronteiriça neste final de ano que apresenta elevada movimentação de veículos e pessoas.
Diante dos fatos, a PRF continuará com os grandes esforços de combate, com a utilização de policiais da União em serviço diário na nossa Unidade Operacional do trecho, do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Delegacia, além de motociclistas.
Assista abaixo vídeo com a pistola apreendida
Ambiente criminal
Vale lembrar que a PRF atua de forma integrada e sinérgica com os demais órgãos de segurança pública das demais esferas em ações de repressão e investigação, com o uso estratégico da inteligência, contudo há outros aspectos, além do trabalho policial, que contribuem para um ambiente mais propício aos eventos.
A região apresenta uma degradação urbana com a manutenção notável de indivíduos propensos à prática de assaltos.
Leia também
- PRF faz operação para conter assaltos a turistas e moradores na fronteira do Brasil com o Paraguai
- Ciudad del Este estuda um corredor na fronteira para atrair mais turistas
De igual modo, a atual deficiência estrutural viária provoca o acúmulo de uma longa fila, sendo que, com a liberação da nova Ponte (da integração), existe a expectativa de desafogar o trânsito de acesso à PIA.
Por fim, há uma necessidade de aperfeiçoamento da legislação vigente, na medida em que as prisões são realizadas, porém os criminosos conseguem a rápida liberdade, em diversos casos, e permanecem a praticar os mesmos crimes nos mesmos locais. Ou seja, persiste a famigerada “sensação de impunidade”.
“Roubos de oportunidade”
A saber, os assaltos ocorridos são tidos como “roubos de oportunidade”, os quais podem ser dificultados e evitados pelo próprio cidadão.
Por isso, cabem as seguintes orientações de segurança: transite de vidros fechados, não ostente objetos de valor, para os pedestres, andem em grupos, e certifique-se da viabilidade de fazer uso de transporte de passageiros, como vans.
E, claro, em caso de qualquer emergência ou dúvida, ligue para a PRF, no número 191.
Circulação média e diária de veículos na PIA
Toda grande cidade ou metrópole nacional ou mundial apresenta altos níveis criminais, como é sabido.
No caso da região da PIA, temos além das circunstâncias que colaboram com o ambiente para o acontecimento de crimes, a expressiva circulação diária de 40 mil veículos. Em uma semana, chega-se a 280 mil, em média.
Ademais, a ilustrar, segundo dados oficiais, a cada dezessete segundos ocorre um roubo ou furto no Brasil.
Embora seja reprovável todo e qualquer episódio criminal, que será enfrentado com todo o rigor pela PRF, o número de tentativas e consumações ainda é, relativamente, baixo para o cenário de nossa realidade.
Demonstra que, apesar de todas as dificuldades impostas, o trabalho está sendo feito de modo que possamos proporcionar sempre o melhor serviço público à sociedade.
PRF BDCom em Foz do Iguaçu