“Nesta legislatura discutimos vários temas de inclusão com apresentação de projetos, e era mais do que fundamental também darmos o exemplo de acessibilidade”, disse o presidente Ney Patrício
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu atenderá uma demanda antiga da comunidade com deficiência auditiva e surda. A partir do próximo ano, em uma ação inédita de acessibilidade, será implantado o serviço de tradução de Libras. A medida foi adotada pelo atual presidente, Ney Patrício.
“Nesta legislatura discutimos vários temas de inclusão com apresentação de projetos, e era mais do que fundamental também darmos o exemplo de acessibilidade, e tivemos respaldo dos demais vereadores para oferecermos a partir de 2023 à população surda a oportunidade de ter acesso e participar genuinamente das discussões sobre o futuro de nossa cidade”, avaliou Ney Patrício.
Com isso, os deficientes auditivos e surdos terão acesso completo as sessões ordinárias e extraordinárias, em que são discutidos projetos, requerimento e demais assuntos de interesse da sociedade.
Uma das interlocutoras da reivindicação, que esteve em contato com a comunidade surda, vereadora Yasmin Hachem (MDB), destacou: “Com certeza é uma conquista enorme para que as pessoas surdas possam acompanhar em libras nossas sessões ordinárias, extraordinárias, nossas audiências e todo resto que todas as pessoas têm direito de entender. Todo mundo precisa ter acesso. Eu ter feito parte desse projeto e contribuído para isso acontecer me orgulha muito”.
Leia também
- Câmara de Vereadores aprova alteração do Código Tributário de Foz do Iguaçu
- Oportunidade: Câmara de Foz do Iguaçu abre concurso público. Veja cargos!
“Isso é um ganho de extrema relevância para nossa cidade. Teremos a possibilidade de inserir a comunidade surda nas discussões, principalmente nas sessões. Fico feliz em fazer parte desse projeto”, destacou o vereador João Morales (União), presidente eleito para o biênio 2023-2024.
Contratação
O contrato terá vigência de 48 meses, a contar da data de recebimento da instalação do sistema, iniciando a prestação dos serviços. A contratação é no valor de até R$ 744.998,40 e a empresa vencedora foi Carombola Publicidade LTDA. A contratação do serviço com disponibilização de mão de obra em regime de demanda, com previsão de até 542 horas anuais para o plenário da Câmara, serviço esse realizado durante as sessões, conforme cronograma e agendamento realizado pela equipe da casa.