Após um primeiro mandato com muitos desafios, que incluíram a maior pandemia deste século e a mais significativa crise hídrica enfrentada pelo Paraná nas últimas décadas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana tomaram posse neste domingo (1º) para a segunda gestão consecutiva no Governo do Estado. Autoridades que vão acompanhar de perto o trabalho do Executivo Estadual destacaram as expectativas para os próximos quatro anos.
Presidindo a sessão solene de posse, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, relembrou as adversidades e as conquistas do Paraná no último governo. “Encerramos um ciclo de quatro anos em que o governador e sua equipe souberam superar todas as adversidades, que não foram poucas”, disse. “Com muita sabedoria, eficiência e competência, ele fez com que o Paraná se transformasse mesmo diante das dificuldades que se apresentaram ao longo do seu governo. O Paraná é hoje um estado de vanguarda e uma das maiores economias da Federação”.
Veja também
- Fila para emissão de passaporte tem 10 mil pessoas no Paraná, diz PF
- Após assumir novo mandato, Ratinho Junior reforça meta de manter Paraná como referência
O deputado estadual Guto Silva, que ocupará o cargo de secretário estadual do Planejamento, salientou que o próximo mandato será pautado pela eficiência e bom uso dos recursos públicos, trabalhando com Parcerias Público-Privadas para tirar mais obras e projetos do papel. “Vamos revisitar todas as ações do governo para ganhar mais eficiência e gerir com atenção os recursos públicos, para atender com qualidade a população paranaense”, afirmou.
“Temos um olhar para o futuro e queremos deixar um legado para o Estado com um planejamento a longo prazo. Por isso, é importante para o Paraná siga crescendo, gerando empregos e buscando o que é mais importante, a felicidade do nosso povo”, afirmou Silva.
A gestão também será marcada pelo diálogo e pelo fortalecimento da democracia, avaliou o deputado estadual eleito Hussein Brakri, que foi confirmado para retornar à liderança do governo na Assembleia Legislativa, função que ocupou na maior parte do primeiro mandato de Ratinho Junior.
“A expectativa é a melhor possível, principalmente porque eu tenho na figura do governador Ratinho Junior um homem extremamente democrático, que aceita ideias e sugestões”, destacou. “A orientação do governador é tratar a todos com respeito na Assembleia, independente de ser de situação ou de oposição, e nós vamos fazer isso. Ele dá toda a liberdade para que possamos trabalhar e avançar nas pautas de interesse do Paraná”.
A continuidade das grandes obras que transformaram o Estado nos últimos quatro anos, e que contribuíram para que o Paraná chegasse à quarta maior economia brasileira, também foi destacada pelas autoridades. “O Paraná vai continuar avançando no trabalho municipalista, que é a característica principal do governador. A administração vai continuar sendo moderna e inovadora, com foco no desenvolvimento da infraestrutura”, salientou Bakri.
“Acredito que o governador Ratinho Junior vai concretizar um grande projeto que iniciou, que é a execução de obras fundamentais para o Estado. O Paraná está no caminho certo, pronto para se consolidar como um modelo para o Brasil”, complementou Augustinho Zucchi, ex-secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, que vai tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 2023.