No ano em que a economia da cidade foi retomada, após a pandemia de covid-19, número foi quase 28% superior em relação a 2021
Quase 20 mil pessoas foram atendidas na Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu no ano de 2022. Destas, 15.528 foram encaminhadas para entrevistas de emprego – o número é 28% superior aos encaminhamentos de 2021, o que aponta a retomada econômica da cidade no pós-pandemia.
Março foi o mês de maior movimentação na agência, com 2.413 atendimentos a pessoas que procuram emprego. Diariamente, a agência divulga no site da Prefeitura de Foz do Iguaçu as vagas disponíveis em funções variadas. O serviço, tanto para empresas interessadas em contratar, como para os trabalhadores, é gratuito.
Veja também
- Câmara devolveu no ano passado mais de R$ 2,9 milhões ao Executivo de Foz
- Foz do Iguaçu tem 12 pré-candidatos a sucessão de Chico Brasileiro
Além dos encaminhamentos para as entrevistas, do total de 19.889 atendimentos em 2022, a agência também auxiliou 837 pessoas a dar entrada no seguro desemprego e orientou 1.288 pessoas a baixar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.
Agência itinerante
Em 2022, a pedido do prefeito Chico Brasileiro, a Agência do Trabalhador iniciou o projeto da Agência Itinerante, levando aos bairros equipe e estrutura para facilitar o acesso da população às vagas, uma vez que muitas pessoas possuem dificuldades para o deslocamento.
Foram realizadas edições da Agência Itinerante no Morumbi; na Vila C; no Polo Universitário, em Três Lagoas; no Porto Meira; no Portal da Foz; e no Jardim São Paulo.
“Após dois anos de pandemia, tivemos um ano de maior movimentação, com as empresas voltando a crescer e contratar, e o reflexo disso foi o aumento de encaminhamentos na agência. Este ano, estamos otimistas que será de muito trabalho e já estamos organizando mudanças para atender cada vez melhor e de forma mais humanizada”, destaca o diretor da Agência do Trabalhador, Luciano Castilha.