Festa de São Sebastião reúne famílias tradicionais de Arapuan, em Janiópolis

WhatsApp
Facebook

Uma das mais tradicionais festas em homenagem à São Sebastião voltou no último final de semana em formato presencial após três anos de paralisação devido a pandemia covid-19 reunindo pioneiros, representantes e herdeiros de famílias tradicionais de Arapuan, distrito do município de Janiópolis, no Centro Oeste do Paraná.

A programação em homenagem ao padroeiro da comunidade de Arapuan, que é comemorado em 20 de janeiro, começou no sábado (21) com quermesse e os preparativos dos 1.350 de carne (costela bovina) que foram assados e embalados até o início da manhã de domingo (22), para serem servidos com maionese, farofa e salada.

Leia também

As atividades no domingo foram abertas com uma missa a São Sebastião, servido do almoço com costelão, quermesse, show de prêmios e finalizando com a dupla Fabinho & Maciel.

O pavilhão e as tendas armadas ao lado da igreja ficaram pequenas para abrigar os participantes, que espalharam mesas sob as árvores da praça central de Arapuan.

Irmãos Moreira de Souza em frente a igureja São Sebastião, em Arapuan

A festa de São Sebastião se tornou palco de reencontros entre pioneiros e representantes de famílias tradicionais na formação da comunidade que, por circunstâncias diversas, acabaram indo morar e trabalhar em outras regiões do Paraná e do Brasil.

Um destes encontros foi protagonizado pelos irmãos Moreira de Souza, filhos de Dona Rita e José Moreira de Souza (Seu Iéié, ambos em memória), que a aproximadamente 40 anos foram se mudaram para a região de Brasnorte, no Mato Grosso do Norte.

Ao todo, nove dos 15 descendentes do casal participou das atividades e da organização da festa de São Sebastião. José Moreira, o Nenê que hoje reside em Rosana (SP) participou de todo o preparo do churras. “É um trabalho cansativo, mas muito gratificante ver os resultados”, disse.

Lodeci Enzweiler, a Lau, que mora em Brasnorte, ficou surpresa ao reencontrar colegas da escola, quando ainda era pré-adolescente. “Uma sensação incrível ver pessoas que há tantos anos não via, e ainda se reunir com os irmãos”, disse.

Os descendentes de Dona Rita e Seu Iéié aproveitaram para uma foto todos juntos e com filhos, noras e genros, em frente da igreja de São Sebastião.

O portal GoioNews cobriu a tradicional festa e publicou galerias de fotos disponível clicando AQUI

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *